Na primeira sessão da Câmara de Itabaiana, realizada em 19 de fevereiro, os vereadores Ubiratan Correia, Rosane Almeida, Preto e Júnior Pacheco iniciaram a nova legislatura com a apresentação de um projeto pioneiro que tem por objetivo aproximar a comunidade do Legislativo. Trata-se da Câmara Itinerante, cujo projeto determina que, uma vez por mês, a Câmara Municipal realize as reuniões em um dos bairros da cidade ou comunidades rurais. Dessa forma, a população, que geralmente não tem acesso às reuniões ordinárias, fica conhecendo um pouco das normas da Câmara. “Essa também é a oportunidade para que o eleitor veja a atuação do vereador em que votou, tanto em relação aos projetos em votação quanto em relação às indicações feitas ao Executivo”, explicou Ubiratan.
Ainda conforme o projeto, abre-se espaço para a participação popular através da Audiência Pública, quando membros e líderes da comunidade ocupam a tribuna e apresentam suas propostas, sugestões e reivindicações aos vereadores. As reuniões passam a abordar um tema específico, de acordo com os interesses do público participante. “A grande vantagem dessa inovação está na possibilidade de se discutir com o cidadão as leis municipais que interessam a cada setor”, disse Ubiratan.
Na mesma sessão, Ubiratan apresentou projeto que obriga a identificação de veículos a serviço de repartições públicas municipais, solicitou a ampliação do cemitério e pediu ao Governo do Estado a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Itabaiana, para servir à região do vale do Paraíba.
COMUNICAÇÃO
O vereador Preto solicitou ao Presidente da Mesa, Welingson, que providenciasse meios para que as sessões da Câmara fossem transmitidas pelas mídias radiofônicas locais e pela internet. Saudando aos colegas, Preto, afirmou que espera do atual prefeito, Antonio Carlos Melo Júnior, uma boa administração. “Fico torcendo para que o prefeito acerte e faça o melhor por Itabaiana”, disse ele.
Ocuparam ainda a tribuna os vereadores Rosane Almeida, Lula do Mangaio, Júnior Pacheco, Pastor Ronaldo, Zé do Curtume e Semeão. Debutando na função, Rosane agradeceu aos eleitores e fez um apelo ao Presidente da Mesa para que não se conduza influenciado por pessoas estranhas ao ambiente do Legislativo.
Na oportunidade, o Vereador Zé do Curtume apresentou o requerimento para a construção do calçamento de duas ruas, enquanto Pastor Ronaldo pediu ao prefeito a construção de praça na vila de Guarita.
O vereador Lula do Mangaio criticou o Governador Ricardo Coutinho, pedindo mais atenção para a obra da ponte situada entre Boqueirão e Itabaiana. Júnior Pacheco mostrou sua preocupação com as galerias pluviais da cidade. Segundo ele, “o inverno está chegando e as galerias estão quase todas entupidas, portanto pedimos ao prefeito a realização desse serviço. Para ele, o prefeito Antonio Carlos tem a obrigação de inovar, ser criativo e operante, “e não fazer o básico, porque Itabaiana precisa mais do que isso”.
O último a falar foi o vereador Semeão, outro novato na bancada, que foi bastante lacônico. Disse apenas: “Não sou oposição nem situação”. Fonte: Tribuna do Vale