Nascida em berço de ouro branco e enquanto estratégico ponto comercial dos tropeiros, a antiga Vila Nova da Rainha completa nesta sexta-feira (11) seus 149 anos de emancipação política. Campina Grande e seus 385 mil habitantes comemoraram mais um aniversário, rendendo homenagens ao crescimento da cidade.
Foi em grande parte graças a estes comerciantes "nômades", transportando suas cargas em lombos de jumento por todo o Nordeste e parando obrigatoriamente na Rainha da Borborema, que o município se desenvolveu como uma das principais cidades do interior do país.
A partir destas viagens pelo Nordeste, cruzando Bahia, Pernambuco e Ceará, tomando a região no interior da Paraíba como parada principal, iniciou-se a aglomeração de pessoas que deu início à antiga vila e posteriormente ao município de Campina Grande. É também ao redor do Açude Velho, principal cartão postal da cidade, que essa história demonstra a cada dia a evolução e verticalização da cidade.
De acordo com o Sebrae, Campina Grande tem a 8ª maior sobrevivência de empresas no Brasil, com média de 84%, superior à capital João Pessoa (79%), à média da Paraíba (80%), do Nordeste (71%) e do país (76%). São registrados na cidade 6,6 mil empreendedores individuais na cidade. O Ministério do Trabalho aponta que os quatro principais segmentos econômicos da cidade são Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Indústria Têxtil e de Calçados.
Campina Grande tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior que 97 países no mundo, com valoração 0,720 (no valor máximo até 1). A estatística que mensura a qualidade de vida conciliando aspectos de renda, educação e saúde aponta que o município está à frente de nações como China, Índia, África do Sul (integrantes do bloco econômico BRICs junto com o Brasil), Egito, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Marrocos e Camarões. O IDH de Campina Grande é considerado em nível "alto" pela Organização das Nações Unidas (ONU), crescendo 20% nos números registrados pelo último censo IBGE de 2010, divulgado este ano, sobre o índice anterior de 0,601 que foi atingido uma década antes.
