O município de Itabaiana terá o seu sistema de abastecimento de água ampliado. O governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviço para a ampliação do sistema de abastecimento de água para os bairros de Brejinho, Nova Itabaiana e Alto Alegre, além do município de São José dos Ramos e o Distrito de Boqueirão de Gurinhém.
A obra foi autorizada pelo governador Ricardo Coutinho e pelo presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, durante solenidade no Salão de Convenção da Casa Paroquial, nesta segunda feira (07) em Itabaiana. O investimento do governo do Estado para a ampliação do abastecimento é de R$ 5.112.771,22 e 20.684 habitantes serão beneficiados.
O governador Ricardo Coutinho afirmou que a ampliação do sistema de abastecimento de Itabaiana foi uma reivindicação da população dos bairros mais altos, durante a plenária do Orçamento Democrático. “Vi algumas pessoas chorarem ao relatar a dificuldade de conviver em uma localidade onde a água não consegue chegar. Estamos trazendo a água para vários bairros de Itabaiana, além de São José dos Ramos e Boqueirão de Gurinhém reforçando a capacidade hídrica e melhorando a saúde e a qualidade de vida da população”, completou Ricardo.
De acordo com o presidente da Cagepa, Desdete Queiroga, o sistema terá 17,6 km´s de rede de distribuição, 1 estação elevatória de água tratada, 7 km´s de Adutora de água tratada, 685 ligações domiciliares, 1 tanque de amortecimento, 1 reservatório elevado de 400m³. A obra será executada pela empresa Viga Engenharia.
“O município de Itabaiana recebeu recentemente um investimento na adutora de Acauã, mas existe uma parte alta no município onde falta água com muita frequência pelo fato da pressão não ser suficiente. Essa obra não vai apenas levar água para as partes mais altas como instalar uma adutora que levará água tratada para São José dos Ramos e o distrito de Boqueirão de Gurinhém”, explicou Deusdete.
O prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos, afirmou que o governador Ricardo Coutinho está tocando obras estruturantes no município e na região e a ação da implantação do sistema de abastecimento será importante junto com outras ações de infraestrutura que vão preparar o município para o seu crescimento. “Isso é algo muito importante e a parceria entre o governo e a prefeitura continua com a construção de casas populares, das obras do Pacto Social e a construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros. O governador vem quebrando paradigmas ao levar obras e serviços para todos os municípios, independentemente das questões partidárias, mas priorizando as reais necessidades do povo”, completou Antônio Carlos.
A professora Marlene Quintino Barbosa, moradora de Itabaiana, destacou que alguns bairros de Itabaiana e São José dos Ramos sofrem com as constantes faltas de água e a adutora vai por fim a esse drama. “Essa é uma das principais reivindicações da população porque o sistema que traz água de Acauã não oferece o volume necessário com o crescimento do município. Esperamos que a adutora seja entregue logo para matar a cede e oferecer mais qualidade de vida da população mais carente”, completou.
