quarta-feira, maio 21, 2014

Projeto Trabalho de Todos - parceria com a prefeitura Mun. de Itabaiana











A “cidade de Itabaiana e toda região que compreende a 12° regional, foram beneficiados nos dias 19, 20 e 21 de maio, com o Projeto Trabalho de Todos”, do Ministério do Trabalho da Paraíba, numa parceria com a prefeitura Municipal de Itabaiana. O evento ocorreu no Colégio Estadual de Itabaiana, onde funcionou na quadra uma praça de serviços, com diversos parceiros no evento a exemplo do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, SESC, SENAC, Ministério do Trabalho e Empregos, Defensoria Publica, INSS, SEBRAE, FIEP, Polícias Rodoviária, Militar e Federal, Imprensa paraibana, sindicatos e federações de trabalhadores, entre outros. 

O Projeto Trabalho de Todos estabelece uma nova forma de discussão e resolução nas graves questões, que permeiam as ações trabalhistas, além de resoluções e mecanismos de ação para solução das crises e dos conflitos trabalhistas, para isso foi realizado uma audiência pública no dia 20, onde participaram trabalhadores rurais,urbanos sindicatos, associações, e o prefeito Antônio Carlos, ressaltando que: “ O objetivo do município é informar os direitos dos cidadãos, crianças, qualificando a educação voltada para o trabalho” Em todos dos dias um grande público se fez presente, não só do município como das cidades que compõem a região. Os diversos serviços oferecidos foram retirados de documentos, identidade, CPF, só de Carteira de Trabalho houve mais de 240, segundo dados do MPT. Houve ainda oficinas de salão de beleza, artesanatos, palestras informativas, afinal o trabalho é para todos. 

Nessa quarta-feira 21/05, o representante do Ministério Público Cláudio Gadelha, Procurador Chefe do Trabalho na Paraíba, promoveu uma palestra sobre o trabalho infantil, com o comparecimento dos alunos do CAIC, representantes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, para tratar de um assunto sério. “O trabalho infantil é uma grande realidade em nosso país”, segundo Cláudio Gadelha. Houve ainda a exibição de filmes informativos, no intuito de prevenir e despertar as crianças e adolescentes, pra não caírem em situações de risco. Após as informações, houve a declaração da Secretária adjunta de Ação Social Luciana Barreto, que mostrou a preocupação da secretaria e do município, com os direitos da criança. “Educar nossas crianças nos centros de convivência e qualificação educacional, voltados para o trabalho é uma preocupação de todos, diagnosticarem as situações de maiores riscos pelo CRÁS, CREAS, CMDCA, Conselho Tutelar, é o caminho”. 

Socorro Almeida/ASCOM IMAGENS: Tony Andrade