quarta-feira, julho 30, 2014

Concursados da educação decidem acionar Governo na Justiça

Dando o que falar a mensagem postada no Facebook para a secretária Márcia Lucena (Educação), por um concursado da área de educação, denunciando o comportamento “irresponsável” como o Governo do Estado tratou aqueles que se submeteram ao concurso público de 9 de dezembro de 2012: “Não convocar os professores suplentes para assumir as vagas que pertencem a eles a coisa certa?”
Segundo Adriano Ferreira Costa, “desrespeitando as normas existentes no edital desse concurso o governador Ricardo Coutinho encerrou a validade desse certame e de forma irresponsável não convocou os professores suplentes para assumir as vagas restantes que por direito pertencem a esses 160 companheiros que passaram horas, dias se preparando para concorrer às vagas ofertadas pelo edital”. Eles decidiram acionar o Governo na Justiça.

Confira o texto integral postado por Adriano para a secretária de Educação:

Aos que fazem parte ou que admiram a EDUCAÇÃO vai agora um breve relato do que os professores suplentes do último concurso estão passando, CULPA DO SENHOR Ricardo Coutinho.
No final de 2012, ocorreu o 2º concurso do Magistério estadual organizado pelo governo Ricardo Coutinho, onde foram oferecidas 2000 vagas em várias disciplinas, tendo a aplicação das provas objetivas ocorrido no dia 09.12.2012 em algumas cidades do Estado. No dia 21 de dezembro do mesmo ano foi divulgado o resultado dessas provas no diário oficial do Estado e a convocação para a prova de títulos.

Após a entrega dos títulos pelos candidatos, no dia 23 de janeiro de 2013 sai o resultado final do concurso já com os títulos computados a cada concorrente as vagas ofertadas e a homologação do certame, onde o mesmo se encerraria no dia 23 de julho do ano corrente. Mas o pior estava por vir, pois no dia 29 de junho de 2013 saiu no Diário Oficial do Estado uma lista com 160 nomes de candidatos que não tomaram posse dentro do prazo estabelecido por lei, o que no edital do concurso em seu artigo 15.3 afirma que: “No impedimento de posse de nomeados serão convocados candidatos da lista de aprovados, obedecendo à ordem decrescente no cargo/disciplina/município para a qual se inscreveram”.

Pois bem, acontece que, desrespeitando as normas existentes no edital desse concurso o Governador Ricardo Coutinho encerrou a validade desse certame e de forma IRRESPONSÁVEL não convocou os professores suplentes para assumir as vagas restantes que por direito pertencem a esses 160 companheiros que passaram horas, dias se preparando para concorrer às vagas ofertadas pelo edital, e o mais importante, querem trabalhar e desenvolver de forma digna, apesar dos muitos problemas que afetam a educação pública os seus conhecimentos com a base, o alunado da rede estadual de ensino.

Então Governador, já que foi mencionado em recentes publicações nessa rede social onde o senhor afirma que o chamam de “tirano só por que não faz coisa errada”, quer dizer que, “NÃO convocar os professores suplentes para assumir as vagas que pertencem a eles é coisa CERTA”?

Fica nesse relato a revolta não só minha, mas de 160 professores que deveriam estar desde o ano passado em sala de aula trabalhando como servidores efetivos no Estado da Paraíba, mas por má vontade do senhor Governador Ricardo Coutinho isso não está acontecendo, o que obrigou esses trabalhadores a buscar a justiça para requererem seu DIREITO LÍQUIDO E CERTO. Lembrando que há CONTRATADOS no lugar que é de DIREITO dos 160 APROVADOS no concurso de 2012!