domingo, fevereiro 01, 2015

Adriano Galdino é eleito presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba

A Assembleia Legislativa elegeu na tarde deste domingo (1º) a nova mesa diretora, presidida pelo deputado Adriano Galdino (PSB),que vai comandar por dois anos os destinos da Casa (2015-2016). Ele obteve votos 19, enquanto que a outra chapa, comandada pelo deputado Ricardo Marcelo obteve 17 votos. "Foi um processo doloroso, complicado, mas conseguimos sair vitoriosos", afirmou Galdino ao tomar assento na cadeira de presidente do Poder Legislativo.

A eleição foi realizada em clima de muita tensão. Logo no início o grupo, que apoiava a candidatura de Adriano Galdino, questionava o processo de votação pelo sistema eletrônico. Já o outro lado defendia a legalidade da votação, com base no que dispõe o regimento interno.

Em meio aos protestos, o presidente dos trabalhos, deputado Ricardo Marcelo, decidiu manter o voto eletrônico, o que levou o deputado Tião Gomes  a desligar os fios da urna. O clima esquentou e a sessão teve de ser suspensa por várias horas. O Ministério Público e a Polícia Federal foram acionados para apurar a violação do equipamento.

Já por volta das 14h, as duas chapas que disputavam a presidência da Casa chegaram a um consenso e descartaram a eleição pelo processo eletrônicos. A votação se deu através de cédulas colocadas em uma urna.

Na mesma sessão, os deputados, aliados de Adriano Galdino, fizeram uma manobra para mudar o regimento e eleger a segunda mesa diretora para o biênio 2017/2018. Sem a presença em plenário dos deputados que votaram em Ricardo Marcelo, foi realizada nova eleição.
Composição da chapa vencedora

Presidente – Adriano Galdino
1º vice-presidente – João Henrique (DEM)
2º vice-presidente – Tião Gomes (PSL)
3º vice-presidente – Anísio Maia (PT)
4º vice-presidente – Zé Paulo (PC do B)
1ª secretária – Nabor Wanderley (PMDB)
2º secretário – Caio Roberto (PR)
3º secretário – Jeová Campos (PSB)
4º secretário – Buba Germano (PSB)
1º suplente - Doda de Tião
2º suplente - Galego Sousa
3º suplente - Inácio Falcao
4º suplente - Genival Matias