domingo, fevereiro 08, 2015

Sec. Saúde de Itabaiana: Mosquito da dengue e febre chikungunya

Aconteceu neste sábado (07.02.15) pelo centro da cidade de Itabaiana (PB), a caminhada com a distribuição pelos agentes de saúde do município, de panfleto informativo sobre o combate ao mosquito da Dengue e a febre Chikungunya, que esse ano também vem preocupando o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde dos estados e municípios.

Chikungunya é uma doença infecciosa parecida com a dengue é causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti (mosquito da Dengue), e que tem os seus sintomas parecido, porém a doença é muito mais perigosa, chegando a matar mais rápido. 

O coordenador Gilmar Farias da Vigilância Ambiental do município, informou que é necessário à população eliminar a criação do mosquito acabando com o acúmulo de água parada em latinhas, pneus, vasos de plantas, etc. E concluiu dizendo “o ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de dois a 12 dias para a febre Chikungunya se manifestar, sendo mais comum de cinco a seis dias”.

Texto e Fotos Carlão Mélo (ASCOM)