quinta-feira, abril 30, 2015

Secretaria de Saúde confirma surto de doença 'misteriosa' na PB

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou o surto da doença cujos sintomas – manchas vermelhas pelo corpo acompanhadas ou não de febre – vêm assustando os paraibanos. Com isso, a Gerência de Vigilância e Saúde do órgão afirmou que está enviando notas técnicas para todas as Unidades de Saúde do Estado visando a alertar os profissionais para que notifiquem os novos casos da doença, que atinge não apenas a Paraíba – Sertão, Cariri, Brejo e todo o Litoral –, mas outros Estados do Nordeste.
“A gente esclarece a população que a doença tem uma evolução benigna e de curta duração, sendo que depois de uma semana, no máximo duas, as manchas desaparecem. Pedimos ainda o apoio de procurarem as Unidades de Saúde da Família (USFs) para que os casos sejam registrados e o tratamento seja feito de acordo com os sintomas, uma vez que não existe tratamento específico para a doença”, comentou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, acrescentando que os casos vêm sendo enquadrados como ‘exotema a esclarecer’.
Em relação à descoberta divulgada na última quarta-feira por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que classificaram a doença como um vírus chamado Zika Vírus, Renata ressaltou que não existe confirmação nem por parte da SES nem do Ministério da Saúde (MS). “Até o momento é tudo investigação. De fato, ocorreu essa pesquisa, como circula nas redes sociais, colocando o Zika como uma doença transmitida pelo mesmo vetor da dengue, do chikungunya”, frisou, garantindo que os órgãos continuarão trabalhando para resolver a questão.
“Colocamos também que a responsabilidade (de combater a doença) não é só dos órgão oficiais, é da população, que precisa ajudar a combater o vetor. A única forma de prevenir a dengue e, possivelmente, a Zika, caso chegue à Paraíba e seja comprovado, é eliminando os criadouros como acúmulo de água nas casas”, finalizou Renata. A Secretaria disponibilizou dois telefones de contato para quem tiver dúvidas sobre o procedimento diante da doença: (83) 3218-7331 e 0800-281-0023.
Pesquisa baiana
De acordo com Gúbio Soares, pesquisador da UFBA que fez a descoberta da suposta causa da doença na Bahia junto com Silvia Sardi, é a primeira vez que o Zika Vírus é identificado na América Latina. Com maior incidência na África e Ásia, a dupla suspeita que a doença tenha chegado ao país por causa do grande fluxo de turistas durante a Copa do Mundo, ocorrida no ano passado.
A identificação do vírus foi realizada após os pesquisadores trabalharem por cerca de 20 dias em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador (BA), por meio de uma técnica chamada RT-PCR, que amplifica o material genético do vírus, através de reagentes, aumentando o sinal deste material genético.