sexta-feira, maio 22, 2015

Diretor de hospital e Secretário da prefeitura trocam acusações.

O diretor do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Lúcio Flávio Costa, e o Secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Itabaiana, Fernando Melo Filho, trocaram acusações pelas redes sociais no último domingo, 17 de maio, depois que o médico acusou a prefeitura local de suspender o repasse de verbas do SUS destinado àquela casa de saúde. “O prefeito Antonio Carlos entrou com ação judicial para suspender esse repasse, e agora dependemos unicamente de um convênio com a Secretaria de Saúde do Estado”, afirmou ele. 

 Fernando Filho, Secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, saiu em defesa do prefeito, seu primo, afirmando que a Prefeitura apenas cumpre determinação de lei federal segundo a qual, onde houver um hospital público, o município fica obrigado a destinar parte dos recursos de média e alta complexidade para esse estabelecimento”, referindo-se ao Hospital Regional gerido pelo Estado, que funciona no município. “Vocês demonstraram incompetência na administração desse hospital filantrópico, e agora querem culpar o prefeito. Na época do diretor Berônio o São Vicente de Paulo apresentava boa situação financeira. Sugiro que falem a verdade, pois a verdade vos libertará”, disse o Secretário Fernando Filho. 

Na sua réplica, Lúcio Flávio acusou Fernando Melo Filho de “inoperante” afirmando que “poucos conhecem a atuação do Secretário que vem a público defender essa administração desastrosa, uma das piores da história de Itabaiana”. Segundo ele, existe decisão judicial obrigando o município a repassar 50% das verbas de alta e média complexidade para a manutenção do Hospital São Vicente de Paulo. “Com relação à gestão do Dr. Berônio à frente do hospital, realmente foi um grande administrador, mas na época os hospitais não tinham teto financeiro, o que facilitava a gestão, e mesmo assim, ao assumir, vi que existiam débitos a serem sanados, sendo atualmente uma das poucas instituições filantrópicas que tem todas as certidões em dia, o que lhe permite realizar convênios com órgãos públicos”. Lúcio lembrou ainda a promessa do prefeito Antonio Carlos em campanha, de ajudar o São Vicente de Paulo, “e hoje todos os PSFs estão fechados, além da Policlínica, sendo que o Hospital São Vicente de Paulo vem suprindo o atendimento à atenção básica que por lei é obrigação do município”, completou ele. com Tribuna do vale