terça-feira, maio 12, 2015

Disputa pela reeleição entra na agenda de 152 prefeitos da PB

Enquanto o Congresso Nacional não vota a reforma política, as regras eleitorais estão mantidas, inclusive a da reeleição. Na Paraíba, 152 prefeitos estão aptos a concorrer a um segundo mandato em 2016, o que representa 68% dos 223 gestores. O número é 25% maior do que em 2012, quando 121 prefeitos poderiam disputar a reeleição. Naquele ano, no entanto, apenas 99 foram às urnas, sendo 68% reeleitos. Por sua vez, 22 abriram mão de tentar ficar à frente das prefeituras por mais quatro anos. 

Em 2016, a maioria dos prefeitos deve concorrer à reeleição, inclusive nos maiores municípios do Estado Paraíba. O secretário estadual de organização do PT, Jackson Macedo, por exemplo, ressaltou que a prioridade do partido é reeleger Luciano Cartaxo, em João Pessoa, e manter petistas em mais quatro cidades administradas pela legenda, além de conquistar outros municípios. “A prioridade é a reeleição do companheiro Luciano Cartaxo e ampliar o número de prefeitos em toda a Paraíba”, destacou Jackson. Hoje, o partido comanda cinco municípios, tem 10 vice-prefeitos e 116 vereadores no Estado. 

Em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) avisa que é candidato ao segundo mandato. “Serei sim candidato a prefeito no próximo ano para dar continuidade aos grandes projetos em execução, a exemplo do complexo industrial e habitacional Aluízio Campos, Alça Leste e reforma da feira central, entre outros. Todavia, meu foco este ano é administrativo”, explicou Romero, que deve permanecer no PSDB. 

Os tucanos também vão lutar por um novo triunfo de Zenóbio Toscano, em Guarabira, no Brejo. Já em Santa Rita, no Litoral, o prefeito Reginaldo Pereira (PRP), após ser afastado pela Câmara Municipal e voltado ao cargo, já trabalha de olho na reeleição de 2016.