segunda-feira, maio 18, 2015

Dia 26 de maio 2015 - ITABAIANA completa 124 anos - do mesmo jeito!

No governo de Venâncio Neiva em 23 de abril de 1890, através do Decreto nº 14 na comarca de Pilar é criado o município de Itabaiana, tendo como sede a vila do mesmo nome, fazendo parte ainda da sua divisão política e administrativa outros distritos. Esse mesmo governo através do Decreto nº 06 de 26 de maio de 1891 eleva Itabaiana a categoria de cidade, ficando assim esta data como a emancipação política do município. 

Após instalada a Comarca de Itabaiana, foram designados para Juiz de Direito e Promotor Público respectivamente os bacharéis Claudino Francisco de Araújo Guarita e José Lucas Pires de Souza Rangel. 

 De acordo com o livro História & Consciência do Brasil, de Gilberto Cotrim, ITABAIANA foi uma das principais frentes de batalha da Confederação do Equador, um Movimento Separatista e Republicano que pretendia segregar as províncias do chamado “Brasil do Norte” sob a liderança de Frei Caneca, o principal mentor intelectual deste evento, ao qual acusava a elite luso-carioca (família real) de só investir recursos nas regiões de mais baixas latitudes do território que hoje denominamos “Brasil”. 

Itabaiana teve a sua origem colonizadora em Maracaípe no ano de 1663. Com relação às datas referentes á elevação do povoado de Itabaiana as categorias de vila, município, cidade, comarca e freguesia eclesiástica, há várias versões, assim narra Sabiniano Maia, em “Itabaiana – sua História – suas memórias de 1500 a 1975” Sabe-se que o povoado de Itabaiana que pertencia ao Município de Pilar, passou á categoria de vila pela Lei nº 723 de 1º de outubro de 1881. (Alguns documentos trazem divergências quanto a essa data)