sábado, junho 27, 2015

Sem ter o que fazer vereadores de JP criam datas comemorativas.

Dia do suplente de vereador e do rock. Não faltam justificativas para sugerir comemorações na Paraíba. Hoje é o Dia Estadual do Mestiço... Vereadores aprovaram um dia para celebrar o rock, além de homenagens à família e aos torcedores do Botafogo... 

De janeiro a dezembro, não faltam motivos para que os paraibanos comemorem. Pelo menos 160 datas comemorativas, instituídas por leis estaduais, integram o calendário oficial do Estado. Pouca gente sabe, mas hoje, por exemplo, é comemorado o Dia Estadual do Mestiço. Os números mostram a banalização de proposituras para oficialização de datas comemorativas, situação que se repete em João Pessoa. 

Na capital, até mesmo os suplentes de vereadores foram contemplados com a homenagem, tendo em vista que a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) instituiu o dia do suplente de vereador, comemorado no último dia 2. Na prática, as datas comemorativas não geram qualquer benefício para a população, porém podem representar apoio aos parlamentares que as propõem. Na capital, há data para se comemorar quase tudo. Desde um dia para celebrar o rock, passando por homenagens à família e até mesmo aos torcedores do Botafogo. Os nascituros também ganharam no calendário da capital uma data só para eles, assim com a igreja Metodista Wesleyana e os jovens cristãos. A categoria dos motociclistas é uma das mais homenageadas pelos parlamentares. 

Segundo levantamento feito na CMJP, os motociclistas podem ser homenageados no dia 1º de novembro (lei de 2005, de autoria do vereador Bosquinho), no dia 6 de setembro (lei de 2012, de autoria do vereador Benilton Lucena) e ainda no dia 27 de julho (lei de 2013, de autoria do vereador Dinho). Também no dia 27 de julho, os motociclistas são homenageados em todo o Estado, proposta de Olenka Maranhão (PMDB). 

Outro público bastante privilegiado no calendário comemorativo do Estado e da capital, é o evangélico. Na Paraíba é comemorado o Dia da Mulher Evangélica, do Ministro Evangélico e da Juventude Evangélica. Em João Pessoa, os evangélicos ganharam não apenas um dia, mas uma semana inteira destinada à celebração de sua cultura. No dia 9 de março é comemorado o dia do Encontro de Casais com Cristo, proposta do então deputado Robson Dutra. No mesmo mês, os paraibanos ainda celebram o dia do auditor fiscal, do vendedor ambulante, do combate ao fumo, da Ordem DeMolay, da Conscientização e Preservação da Tartaruga-de-Pente. JP