sexta-feira, julho 17, 2015

Demolição de parte do patrimônio histórico de ITABAIANA.

Os poetas membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba aprovaram Moção de Repúdio à demolição da parte interna da casa onde funcionou o Instituto Nossa Senhora do Carmo, na Rua Coronel Firmino Rodrigues, em Itabaiana, onde estudou o escritor pilarense José Lins do Rego. O prédio foi tombado pelo patrimônio público municipal, mas dele só resta o frontispício, já que toda estrutura interna foi derrubada pelo proprietário do imóvel, onde antes funcionava a sede do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e da própria Academia. 

A Moção de Repúdio foi aprovada na terceira plenária da Academia, ocorrida no último sábado, dia 11 de julho, na Academia Paraibana de Letras. Os poetas fizeram recital com o tema, resultado em folheto que foi distribuído com a população de Itabaiana na terça-feira, 14, no Projeto Livro na Feira, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Cordelistas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco contribuíram com a publicação, compondo décimas de lamentação e rejeição ao ato que consideram violação à memória cultural da Paraíba. “Até quando fará sentido para os organismos de preservação a conservação de fachadas”, indagou o gravurista campinense Josafá de Orós, para quem as autorizações para demolição de interiores dos prédios históricos é uma “ode ao simulacro e um elogio às cascas”. “Precisamos de preservação integral”, afirmou ele. 

O poeta Sander Lee, presidente da Academia, acredita que a instituição deve se engajar em lutas como esta. “É urgente envolver a sociedade no compromisso da preservação dos prédios históricos, não somente em Itabaiana, e nada melhor do que o cordel para sensibilizar a população”, disse ele, que também produziu versos para o folheto coletivo “Querem rasgar a memória de Zé Lins, o escritor”, editado por Pádua Gorrion, poeta de Itatuba. fonte: Tribuna do Vale