terça-feira, julho 07, 2015

Amordaçado por uma decisão judicial esdrúxula e requerida pelo "inominável"

Os comentários abaixo são da presidente da Associação Paraibana de Imprensa, Marcela Sitônio, e da cooselheira do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Laura Berquó, foram postados em seus perfis no Facebook e referem-se a censura imposta por dois juízes a este blogueiro e a ex-primeira dama Pâmela Bório. 

CENSURA 1 
Decisão de Justiça é para ser cumprida e discutida também, do contrário, não estamos numa democracia. Em menos de um mês, dois magistrados paraibanos, um juiz e uma juíza, decidiram favorável à interferência no conteúdo postado por dois jornalistas em redes sociais. A judicialização das questões relativas ao exercício da liberdade de expressão vem se tornando uma prática comum aqui e em outros Estados, tornando-se uma ameaça às garantias constitucionais conferidas tanto ao cidadão comum, quanto aos profissionais da comunicação. O jornalista não está acima do bem e do mal, mas há diferenças entre ações judiciais legítimas e as que têm o objetivo de tão somente intimidar, coagir e barrar críticas. Cabe a quem acusa produzir e provar o que faz. A interpelação judicial é um direito do acusado. O temor é reviver um período de censura velada. Só digo uma coisa: a informação não tem dono nas redes sociais, tentar controlá-la, é como segurar os tentáculos de um polvo, prende um, mas não consegue segurar todos. 

MARCELA SITÔNIO 

CENSURA 2
Eu não entendi ainda uma coisa. Quando fui processada por Wallber Virgolino por falar a verdade, tentaram cercear meu direito de falar COMO TESTEMUNHA OCULAR as coisas que eu dizia. Usando do meu direito natural a desobediência civil, não tirei as postagens. Um jornalista me mostrou uma decisão contra Dércio Alcântara, que por sinal não gosto dele, mas que fere o direito dele de denunciar e foi graças ao apelo dele que decidimos pedir a federalização do assassinato de Bruno Ernesto. Recentemente também, Pâmela Bório foi proibida de associar a imagem de Estelizabel ao Jampa Digital. Mas a postagem da jornalista só fazia referência ao fato da atual deputada ter sido Secretária da PMJP naquela época. Quem tem resistido bravamente a processos judiciais é Rubens Nóbrega. Eu acho que assim como os parlamentares, os jornalistas deveriam ter imunidade pelo que falam. O atual governador quando deputado desencadeou uma onda de denúncias que desencadeou na prisão de Cícero. Mas ele tinha imunidade, não era jornalista. Infelizes jornalistas que quem sabem se tivessem imunidade e tivessem usado do mesmo expediente que hoje estão sendo proibidos não teriam chegado a Prefeito em 2005? 

LAURA BERQUÓ 

Agradeço as palavras de Marcela e Laura. Finalizo dizendo: 
#DEIXADERCIOTRABALHARMAGO  (www.dercio.com.br) blog do Dércio
O BLOG ITABAIANA HOJE já  passou, e passa por isso. Além do abuso de mandar tirar postagens, ainda tentam intimidar. Como disse MARCELA SITÔNIO: A informação não tem dono nas redes sociais, tentar controlá-la, é como segurar os tentáculos de um polvo, prende um, mas não consegue segurar todos. (As denuncias exigidas que fosse retiradas do blog Itabaiana hoje, continuam em outros sites)