quarta-feira, agosto 12, 2015

Aberta as inscrições para cursos na IFPB (campus ITABAIANA e outros)

Por enquanto no Campus de Itabaiana teremos cursos de Técnico em Automação Industrial, 
Técnico em Eletromecânica. Em breve teremos mais cursos... (com empregos certos)
veja edital - link aqui no blog Itabaiana hoje...

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) iniciou as inscrições do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos Presenciais (PSCT 2016) para 3.660 vagas. São 1.815 vagas para o Ensino Médio Integrado ao Técnico e 1.845 para os cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu). A entrada é para os cursos presenciais no ano de 2016.

A inscrição vai até 2 de outubro. O PSCT 2016 terá provas em 8 de novembro. As vagas são ofertadas em Cabedelo, Campus Avançado Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Sousa e de forma pioneira nos novos campi de Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga, Santa Rita e no campus Avançado de Mangabeira, bairro mais populoso da Capital paraibana.

A previsão é que o resultado final para as provas seja divulgado até 21 de dezembro. A prova para o ensino subsequente é de Língua Portuguesa e Matemática em nível de ensino médio. Já para o Integrado ao Médio será de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História em nível fundamental.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 50 (Integrado) e R$ 40 (Subsequente). Mas, é possível pedir isenção se tiver direito conforme a lei, a partir do dia 25. Metade das vagas ofertadas por curso, turno e campus é destinada para candidatos Egressos de Escolas Públicas. Tudo é descrito no edital nesse link.  

Há novos cursos no PSCT como Experimental em Náutica, Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Cuidados de Idosos. Os demais cursos ofertados são Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Transporte Aquaviário, Pesca, Edificações, Eletromecânica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Equipamentos Biomédicos, Mecânica, Secretariado, Instrumento Musical, Controle Ambiental, Geologia, Agropecuária e Agroindústria.

O IFPB reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência. Em Sousa, há reserva de 20% das vagas para quem vive em assentamentos da reforma agrária. O PSCT 2016 tem suas vagas divididas também conforme cotas que levam em conta a identidade étnica e a condição econômica familiar.
No IFPB, o estudante pode ter acesso a estágios e bolsas de pesquisa e de extensão. Conforme a comprovada necessidade de carência financeira do estudante, esse pode contar com programas de assistência para moradia, alimentação e transporte durante o período de aulas.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB