quarta-feira, agosto 26, 2015

VEJA ESSA E OUTRAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA (26)

MAIS DE 40% DOS SERVIDORES LOTADOS NO ESTADO SÃO COMISSIONADOS OU NÃO TÊM VÍNCULO... 

Quase metade do quadro de servidores atuante na administração pública do Estado da Paraíba não tem vínculo permanente ou são comissionados. A informação é de um estudo sobre o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros de 2014, divulgado nesta quarta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Na Paraíba, no período do levantamento, foram registrados 72.401 empregados na administração direta, sendo 25.725 sem vínculo permanente e 3.608 comissionados, o que corresponde a 40,51% do levantamento.

Os estatutários são maioria no serviço público estadual, com 59,39% da folha, somando 42.999 pessoas. A pasta que registrou menor volume de funcionários foi o de estagiários, com apenas 69.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TCE-PB REPROVA CONTAS E IMPÕE DÉBITO DE R$ 65 MIL A EX-PREFEITO DE MARI: Aplicações em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e em Remuneração e Valorização do Magistério (RVM) abaixo do limite mínimo constitucional, afora despesas sem comprovação, contribuíram para a desaprovação das contas de 2012 do ex-prefeito de Mari, Antonio Gomes da Silva, a quem o Tribunal de Contas da Paraíba impôs, nesta quarta-feira (26), o débito de R$ 65.640,00. Da decisão tomada conforme voto do conselheiro Fábio Nogueira, relator do processo, ainda cabe recurso. Na ocasião, a Corte também acolheu proposta do relator para abertura de processo específico destinado a averiguar documentação relacionada a empréstimos a servidores do município consignados em folhas de pagamento.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARAÍBA É O 2º ESTADO DO NORDESTE COM MENOR ÍNDICE DE POLICIAIS MILITARES POR HABITANTE... O déficit de policiais militares e civis na Paraíba sempre foi questionado por algumas autoridades que liberavam números contraditórios. Mas agora existem dados que comprovam a existência de um baixo contingente para fazer a segurança dos cidadãos paraibanos. De acordo com as pesquisas de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e Municipais (Munic), divulgadas nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Estado é o 2º do Nordeste com menor índice de policiais militares por habitante. Segundo os dados, a Paraíba tem um policial militar para 423 habitantes. Isso faz com que a média paraibana fique abaixo da nordestina - que é de um PM para 510 pessoas - e do Brasil - um policial para 473. E, no Nordeste, o Estado fica atrás apenas do Rio Grande do Norte, onde o levantamento identificou a existência de um PM para 378 moradores. Ao todo, conforme a pesquisa, o efetivo da Polícia Militar da Paraíba conta com 9.263 policiais, sendo 8.563 homens e 700 mulheres. A Polícia Militar atua como polícia ostensiva e na preservação da ordem pública e constitui, ao lado do Corpo de Bombeiros Militar, força auxiliar e reserva do Exército. Mesmo com um contingente abaixo das médias regional e nacional, a Paraíba respondeu ao IBGE, durante a pesquisa, que não há no Estado um plano de distribuição regional do efetivo ativo da Polícia Militar. Além da Paraíba, disseram não possuir esse plano os Estados do Rio Grande do Norte e Mato Grosso. Polícia Civil Com relação a Polícia Civil a situação é ainda mais grave. Segundo o IBGE, a Paraíba tem apenas um policial para 2.172 habitantes. A média do Nordeste é de um policial civil para 2.228 pessoas e a do Brasil é de um para 1.709 moradores. A Polícia Civil exerce a função de polícia judiciária, sendo, portanto, responsável pela apuração das infrações penais no âmbito dos estados.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SUSPEITOS DE INTEGRAR MILÍCIA E GRUPO DE EXTERMÍNIO DE GAYS SÃO PRESOS NA PARAÍBA... Dois vigilantes de rua foram presos nesta quarta-feira (26), durante uma operação da Polícia Civil, por suspeita de integrar um grupo de extermínio que já teria cometido pelo menos três assassinatos, entre eles a morte de dois homossexuais. As prisões aconteceram na cidade de Sertãozinho, Agreste paraibano. Segundo a polícia, os crimes eram cometidos com requintes de crueldade. Segundo o delegado Walber Virgolino, titular da Delegacia de Guarabira, responsável pela ação, os vigilantes de rua se articularam formaram um grupo de extermínio e uma pequena milícia. O último homicídio do grupo foi cometido na noite do domingo (23), mas o corpo foi encontrado na segunda-feira (24). Os crimes eram cometidos com requintes de crueldade, as vítimas eram agredidas e degoladas, depois era feita uma cruz nas costas. “Foi uma ação muito importante no combate ao crime, pois freia um grupo criminoso que vem agindo desde 2014, amedrontando os homens de bem e confrontando o Estado. As ações vão continuar”, afirmou Virgolino. De acordo com o delegado, a polícia continua na busca do restante do bando. Os presos durante a operação intitulada de 'Papa-sereno' foram Augusto César Santos Nascimento, de 22 anos; e Wellington Campelo Silvestre Silva, de 33 anos. Além do assassinato do último domingo, a polícia já tem informações que eles seriam responsáveis por uma morte em março e outra em 2013.