sábado, setembro 05, 2015

só bajulação: e DISCURSO DESCONECTADO COM A ECONOMIA DA PB...

Um discurso em dessintonia com as necessidades da economia paraibana. Assim foi descrito por vários dos participantes o encontro da presidente Dilma Rousseff (PT) com os principais representantes do empresariado do Estado. Ao todo, quase 100 empresários participaram da reunião com a gestora, ontem, durante a passagem dela por João Pessoa. Ela foi acompanhada na reunião do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).

A queixa se deu porque o discurso da presidente, no encontro, apesar das interven- ções de lideranças paraibanas, ignorou temas como a falta de segurança hídrica, de investimentos no Porto de Cabedelo e de mobilidade na divisa entre a Paraíba e Pernambuco, via BR- 101. A petista, segundo a leitura de empresários ouvidos pela reportagem, frustrou a categoria ao centrar seu discurso na crise financeira internacional. A necessidade de investimentos para garantir a segurança hídrica, inclusive, foi o foco principal de um discurso bastante incisivo do governador.

As queixas foram compartilhadas pelas categorias empresariais. “Não queremos esmola, sermos protegidos pelo governo, queremos condições para produzir”, pontuou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, que foi um dos porta-vozes do empresariado. Borba ressaltou que a pecuária do mundo se concentra em regiões secas e, por isso, precisa de políticas públicas. “Estamos com quatro anos de seca e previsão de mais um e temos que resolver o problema da inadimplência do produtor rural para o setor”, disse.

Além de Mário Borba, teve chance de falar no encontro o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, e o presidente da Energisa Paraíba, André Theobald. Segundo Gadelha, o problema na divisa da Paraíba com Pernambuco tem preocupado o empresariado que depende das estradas da BR-101 para transporte de mercadoria. Sobre isso, Ricardo Coutinho pediu recursos para ampliação do Porto de Cabedelo, para que ele se mantenha como terminal de escoamento da produção para a Paraíba. O governador também sugeriu a reativação da malha ferroviária paraibana como forma de reduzir o congestionamento na BR-101, que já está com o tráfego comprometido devido ao polo cimenteiro e a fábrica da Fiat.

A queixa comum entre os empresários é que a reunião não foi produtiva porque o discurso da presidente foi um monólogo sobre a crise econômica em países da Europa, como a Grécia. JP