quarta-feira, novembro 18, 2015

Casa da prostituição cria 14 cargos a pedido do Governador.

O GOVERNADOR RICARDO COUTINHO justifica que a criação dos cargos é necessária para atender às demandas decorrentes da implantação do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem... E EU PENSANDO QUE A DEMANDA ERA SÓ POR ÁGUA... 

SEM CRISE! Os deputados estaduais aprovaram ontem uma Medida Provisória que cria 14 novos cargos e uma secretaria executiva na Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia. A matéria foi aprovada com quatro emendas aditivas e, entre os cargos criados, está o de secretário executivo de Energia e do Programa de Aceleração do Crescimento, que ficará responsável por executar ações relativas à política estadual de energia. O governador Ricardo Coutinho justifica que a criação dos cargos é necessária para atender às demandas decorrentes da implantação do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem. Segundo o governador, o Estado dispõe atualmente de quatro novos conjuntos de perfuratrizes adquiridos nos anos de 2012 e 2013 em parceria com o Ministério da Integração Nacional, que custaram mais de R$ 11 milhões. Contudo, o número insuficiente de profissionais na área de hidrogeologia impossibilita que o governo avance e as quatro perfuratrizes funcionem em sua plenitude. “Será necessário criar a quarta equipe de perfuração, bem como uma outra equipe específica para dar suporte mecânico, controle de transporte e entrada e saída de insumos utilizados na perfuração e instalação dos poços”, explicou Coutinho, reforçando que a criação dos cargos possibilita a aplicação imediata das ações do plano. Ao projeto, Hervázio Bezerra (PSB) apresentou três emendas aditivas, enquanto Estela Bezerra (PSB) apresentou uma. Ainda na sessão de ontem, os parlamentares aprovaram dois projetos do Tribunal de Justiça da Paraíba para concessão de verba indenizatória, no valor de 5% do subsídio, aos magistrados durante exercício de coordenador estadual dos Juizados Especiais; da Infância e Juventude ou diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.

FRENTE DE RESISTÊNCIA' CONTRA O TCM... 
Caso a criação do Tribunal de Contas dos Municípios passe de uma possibilidade para algo concreto, o governador Ricardo Coutinho (PSB) vai enfrentar resistência em sua própria base na Assembleia Legislativa para aprovar a instalação. Ontem, Anísio Maia (PT) ocupou a tribuna da Casa e fez um discurso contra a criação do TCM. Em Brasília, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Arthur Cunha Lima, buscou o apoio da bancada paraibana na tentativa de concentrar forças contra a instalação do TCM. Arthur Cunha Lima também pediu apoio ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho. O ministro lembrou que quando era deputado estadual se posi- cionou contra a instalação do TCM e reforçou que o atual momento não é o melhor para criar novas despesas, levando em consideração o cenário econômico. “Penso que não é a oportunidade”, disse. Ele ainda destacou o comprometimento e modernização do TCE no acompanhamento e controle da gestão pública. Durante a tarde de ontem, Cunha Lima também visitou o Senado. Apesar de compor a banca- da do governo, Anísio Maia repudiou a forma como foi inicia- da a discussão sobre o TCM, o que, segundo ele, aconteceu na surdina. O petista questionou se a Paraíba teria orçamento para arcar com os custos de um tribunal e se o tema seria prioritário na pauta social do Estado. “Eu iria tratar mais de saúde, segurança, educação, coisas que a população precisa mais. De onde virão os recursos para bancar esse tribunal?”, indagou. Para Anísio, é preciso avaliar a pertinência da criação do TCM neste momento e pensar as prioridades administrativas e orçamentárias do Estado, diante de assuntos como seca, saúde, educação e segurança.

Comissão realizará auditoria em agências de publicidade... 
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Arthur Cunha Lima, designou uma comissão para realizar uma auditoria nas agências de publicidade que recebem recursos públicos do governo do Estado para a veiculação, criação e produção da propaganda institucional. Os auditores do TCE vão trabalhar em parceria com o Ministério Público da Paraíba para averiguar possíveis irregularidades na aplicação das verbas para publicidade do governo. A comissão é composta por quatro auditores: João Kennedy Rodrigues Gonçalves, Márcia Maria Luna Accioly Cavalcanti, Renata Carrilho Torres e Zélia Maia Pedrosa Vinagre. A força-tarefa com técnicos dos dois órgãos pretende fazer uma varredura nos contratos firmados, no período de 2011 e 2015, com as agências de publicidades licitadas para prestar serviço de divulgação das ações da gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB). A investigação foi articula- da pelo conselheiro Nominando Diniz, relator das contas do Estado, referentes ao exercício 2014, após constatar que havia falhas no detalhamento das in- formações prestadas pelo Esta- do na utilização das verbas para publicidade. Nominando Diniz disse, no entanto, que a falta de transparência é o menor dos problemas no caso da utilização das verbas publicitárias. Segundo Nominando, há discrepâncias entre o que divulgado pela Secretaria de Comunicação do Estado no Portal da Transparência e o que disponibilizado no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf ). O conselheiro Diniz questiona também o detalhamento de como as verbas foram utilizadas, o que facilitaria a manipulação de pagamento de serviços efetivamente não prestados.