sábado, junho 04, 2016

Denúncias ao TCE aumentam 85%... Aplicativo auxilia investigações.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) registra aumento de mais de 85,22% nas denúncias encaminhadas à Ouvidoria nos primeiros cinco meses de 2016, em relação ao mesmo período de 2015. A maioria das denúncias trata de temas relativos contratação de obras e serviços sem licitação, problemas na área de pessoal, como desvios de função, problemas em contratações, e possíveis irregularidades em concursos públicos. Segundo o ouvidor do TCE, conselheiro Nominando Diniz, o aumento dos casos ocorre não só em razão do ano eleitoral, mas também da maior participação do cidadão, em busca de acompanhar a gestão e exercer o controle social. “É claro, que por ser um ano de eleições municipais, a tendência é que tenhamos um aumento signifi cativo em relação ao ano anterior, mas eu também posso dizer que ao longo dos últimos anos temos observado esse movimento ascendente, que eu atribuo à maior participação da sociedade e da credibilidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo Tribunal de Contas, para correta aplicação do dinheiro público”, comentou

2013 bateu recorde
O TCE-PB registrou o maior número de denúncias, em todo o período de existência da Ouvidoria, no ano de 2013. Foram 454 casos. Já em 2012, quando houves as últimas eleições municipais, foram 237 denúncias. Conforme levantamento divulgado pela Ouvidoria do TCE, das denúncias formuladas este ano, 36 já foram julgadas pela Corte. Já as de 2015, 102 já foram julgadas. O conselheiro Nominando explicou que há dois procedimentos para julgamento das denúncias formuladas junto ao órgão. No primeiro caso, quando são bem fundamentadas, transforma-se em um processo autônomo que é julgado em separado da prestação de contas anuais.

Punições para gestores.
Segundo Nominando Diniz, os gestores denunciados, em caso de procedência das denúncias, além da suspensão imediata do ato irregular, podem ser multado e obrigados a ressarcir ao Erário pelo dano causado e ter repercussão negativa em sua prestação de contas anual, de modo que o ato apontado na denúncia pode resultar na reprovação de sua conta pelo TCE. Além disso, se forem verificados indícios de atos dolosos, má-fé e atos de improbidade, o processo será encaminhado ao MP para as providênciais judiciais cabíveis como ajuizamento de ações. De acordo com Diniz, o número de demandas registradas pelo órgão nos últimos nos últimos cinco anos (1.614) demonstra que a Ouvidoria se consolida como uma importante ferramenta de acesso da sociedade junto ao TCE e para o controle social.
======================
Aplicativo auxilia investigações.... 

Controle. Ferramenta desenvolvida pela Assessoria Técnica do TCE-PB facilita a participação dos cidadãos...

O instrumento foi desenvolvido no segundo semestre de 2014 para ser baixado por usuários de celulares e tablets, por meio dos sistemas operacionais  Android (Google Play) e iOS da Apple para iphones, ipods e ipads para downloads gratuitamente. O “TCE-PB Controle Social” foi lançado em novembro de 2014, como mais uma ferramenta para facilitar a participação do cidadão no controle social e na fiscalização dos recursos públicos. Como forma de acompanhar os avanços das mídias digitais, disponibilizando o aplicativo os usuários de celulares e tablets poderão enviar denúncias e se comunicar de forma instantânea com Tribunal sobre malversação dos recursos públicos. A ferramenta foi desenvolvida pela Assessoria Técnica do Tribunal de Contas da Paraíba (ASTEC), sob coordenação dos auditores de contas públicas Rodrigo Galvão, Rodrigo Guimarães e João Paulo da Rocha Soares. Com a ferramenta é possível enviar não só o texto da denúncia, mas também fotos do fato denunciado e até localização da ocorrência, através da câmera e do GPS do próprio dispositivo. As denúncias recebidas por meio do aplicativo são automaticamente direcionadas à Ouvidoria que tomará as medidas cabíveis para apuração, e se constatar que há indícios de veracidade, irá instaurar o devido processo legal para o julgamento.

Sociedade tem instrumentos.
 O conselheiro Nominando Diniz ressaltou que pretende estimular o uso do aplicativo pela facilidade e praticidade que ele oferece, já que os aparelhos celulares e os tablets são instrumentos que os cidadãos têm sempre à mão. Com as utilidades diversas que esses aparelhos possuem, conforme Nominando, chegou à ocasião de usá-los no controle social, para a fiscalização do emprego dos recursos e das políticas públicas. “Temos aplicativo para ser utilizado pelos paraibanos como mais um instrumento para o acompanhamento da gestão pública e com a possibilidade de encaminhamento da denúncia, de qualquer lugar, a qualquer hora, acompanhada de fotográficas e vídeos do fato denunciado e até localização da ocorrência. E um grande trunfo à disposição do controle social”, comentou o ouvidor do TCE

Canais para sugestões.
De acordo com Nominando Diniz, a partir da Ouvidoria, os cidadãos contam com os canais disponibilizados para oferecimento de denúncias, críticas, sugestões e informações dos atos da administração pública estadual e dos 223 municípios paraibanos que fazem parte da jurisdição de fiscalização e controle do TCE. “Quanto mais transparência o Tribunal de Contas E tiver, mais terá credibilidade junto à população, principalmente agora, completamente inserido no processo eletrônico", declarou Nominando.

Demandas analisadas por equipe.
Todas as demandas que chegam à Ouvidoria são analisadas pela equipe coordenada pelo auditor de contas públicas, Enio Martins Norat, que verifica se elas estão relacionadas à atuação do TCE-PB e as encaminham para os setores responsáveis para as providenciais cabíveis. Elas são distribuídas para os respectivos relatores das contas da localidade de origem Em relação as denúncias formuladas por meio do aplicativo Controle Social, que foi instalado, em 2014, na gestão do conselheiro Fábio Nogueira na presidência do TCE, o número é considerado muito pequeno. Não chegando a ser contabilizado nas estatísticas de forma individual.

 O aplicativo desenvolvido pelo Tribunal da Contas da Paraíba é exemplo para outros Estados.
 “Este aplicativo por nós desenvolvido é revolucionário em todos os seus aspectos. É uma forma que o cidadão tem de denunciar, em tempo real, atos lesivos praticados contra o Erário público, por meio de texto, acompanhado da foto”, explicou o conselheiro Nominando Diniz.

Endereço
O ouvidor disse ainda, que a maioria das demandas chega ao TCE por meio dos canais de acesso disponibilizado no próprio portal do Tribunal, em um formulário online, que pode ser acessado pelo endereço: http:// portal.tce.pb.gov.br/ acessoainformacao/ pedido-de-acesso-ainformacao.