quarta-feira, julho 20, 2016

Partidos já podem realizar convenções para escolher candidatos.

A partir desta quarta-feira (20) até o dia 5 de agosto os partidos políticos poderão realizar as convenções para escolher os candidatos que vão concorrer às eleições, em outubro, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data para a realização das convenções mudou com a Lei 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral de 2015. Antes da legislação, as convenções eram feitas entre os dias 10 a 30 de junho do ano em que ocorre a eleição.

Embora a maioria das legendas pretenda deixar para oficializar os candidatos somente perto do fim do prazo eleitoral, algumas irão realizar suas convenções ainda no mês de julho. Dentre as legendas que anteciparam que terão candidatura própria para as eleições 2016, o PSOL é o primeiro partido a realizar a convenção. Coligado com o PSTU, o partido deve confirmar com o PSTU a chapa da coligação “Frente da Esquerda”, encabeçada por Victor Hugo e Rama Dantas de vice no próximo dia 21 de julho, às 18h30, no auditório da central de aulas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Isso só é possível por não dependemos de conchavos de última hora”, alfinetou Victor Hugo.

Já a convenção do PT para oficializar a chapa ‘puro sangue’, composta por Charliton Machado para prefeito e Nelson Lira para vice será realizada no próximo dia 30, a partir das 12h, com local a ser definido. “Vamos apresentar uma chapa com mais de 30 nomes para vereador. Não temos o marketing da campanha, mas a linha central é cidade educadora”, antecipou Charlinton Machado.

A convenção do PROS da capital será realizada no dia 27 de julho, na sede da Asplan, a partir das 19h, quando será ratificado o apoio do partido do deputado Lindolfo Pires à candidatura de Cida Ramos e o registro de 41 candidaturas para disputar vaga para Câmara de João Pessoa com a coligação PROS- PRTB. A expectativa do PROS é eleger três vereadores.

Em Campina Grande

A maioria dos prefeitáveis de Campina Grande vai homologar as candidaturas e coligações em 5 de agosto, último dia do prazo. As primeiras convenções vão realizadas pelo PMDB e PSOL, no dia 30 de julho.
O PMDB vai homologar a candidatura do deputado Veneziano Vital do Rêgo. O local será definido nesta terça-feira (19). O peemedebista tem garantido em seu palanque o PTN e PROS e espera que o DEM indique Felipe Gaudêncio para vice.

Ainda no dia 30 de julho, será realizada a convenção do PSOL, provavelmente no centro de extensão José Farias da Nóbrega, no campus de Bodocongó, da Universidade Federal de Campina Grande. Os convencionais vão escolher entre Davi Lobão e Celso Batista.

A convenção do PSDB, que vai homologar a candidatura à reeleição do prefeito Romero Rodrigues, deverá ser realizada na casa de show Spazzio. Além do PSDB, o tucano cita que estão praticamente certos no seu palanque o PSD, PMB, PTB, PHS, PTC, PSC, PMN, PSDC, PPL, PV, SD e PRB. Todavia, ele vai buscar também os apoios de outras legendas, a exemplo do DEM, Rede e PP.

O PSB, do prefeitável Adriano Galdino, deverá promover a convenção no ginásio da AABB. Além do partido, estão assegurados no seu palanque o PT do B, PC do B, PDT, PT, PSL, PRTB e PRP. O PR, que iria anunciar o apoio ao socialista nesta terça-feira (19), adiou para quarta-feira (20), na sede da Associação Campinense de Imprensa (ACI).

O prefeitável Artur Bolinha (PPS) marcou também a convenção para o dia 5 de agosto, provavelmente no SESC-Centro. Ele espera receber o apoio de quatro partidos.

O PP também definiu sua convenção para o dia 5 de agosto . O local será a sede da ACI. A legenda ainda não decidiu se lançará a deputada Daniella Ribeiro à Prefeitura de Campina Grande ou se apoiará um nome de outro partido. JP