sexta-feira, março 24, 2017

Paróquia pede que doadores troquem chocolate por fralda geriátrica.

A Paróquia Jesus Ressuscitado, do Anatólia, em João Pessoa, está promovendo uma campanha especial nesta Quaresma visando à Páscoa. “Solidariedade e Amor: substitua o chocolate por um pacote de fralda geriátrica” é o título e o apelo da campanha. As fraldas vão ser doadas à Associação Promocional do Ancião (Aspan), localizada no bairro do Cristo, na Capital. “Como cristãos, na Quaresma, somos motivados a passar pelas práticas de jejum, oração e caridade. E, em sintonia com esse período, a Paróquia Jesus Ressuscitado convida-nos a darmos as mãos em solidariedade aos nossos irmãos ‘vovôs e vovós’ da Aspan”, explicam os organizadores. “Quando se mora numa casa de acolhida, a situação é ainda mais delicada porque, além da saudade da família e da saúde debilitada, muitas vezes eles passam por dificuldades financeiras”, comentou um paroquiano envolvido na campanha, lembrando que as doações podem ser feitas até o dia 16 de abril (Domingo de Páscoa), na Igreja Matriz. Sobre a Aspan Fundada há 33 anos, a Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes, localizada na Rua Antônio Corrêa de Matos, 55, no Cristo Redentor, em João Pessoa, atende atualmente a mais de 60 idosos. “A obra tem como missão garantir os direitos de cidadania e defesa do idoso desprovido do ambiente familiar, proporcionando um ambiente acolhedor e se esforçando para que não lhe falte o tratamento digno de respeito e afeto”, afirmam os organizadores. Sobre a Paróquia A Paróquia Jesus Ressuscitado foi criada em 2002. Funciona na Igreja Matriz na Rua dos Eucaliptos, 100, no Anatólia, em João Pessoa. Telefone para contato: 3255-2112. Pároco: Padre Deivson Silva de Santana. De Eisenhower Almeida, da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese da Paraíba.
------------------------------------------------------
Promotoria de Itaporanga ajuíza ação para nomeação imediata dos aprovados em concurso público ... O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por intermédio do promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Cumulativa de Itaporanga, ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência antecipada contra a Prefeitura de Itaporanga para nomeação e posse imediatas dos candidatos aprovados no último concurso público do município, realizado em 2016, que tenham sido preteridos por contratados temporariamente, na mesma proporção de contratados e até o limite de cargos efetivos existentes na estrutura do município. A ação, ajuizada pelo promotor de Justiça Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho, requer ainda rescisão dos contratos temporários que forem necessários para a nomeação de candidatos aprovados para as respectivas funções contratadas. De acordo com o promotor, a prefeitura realizou, em 2016, concurso público para 140 vagas. Ele ressalta que, apesar de alguns candidatos terem sido nomeados, o novo prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas, realizou a contratação temporária de vários servidores para vagas onde havia aprovados no concurso. “A grande parcela da força de trabalho atualmente empregada na prestação dos serviços inerentes ao Município de Itaporanga foi efetivada através das supracitadas contratações temporária”, diz o promotor na ação. Como exemplo, o promotor mostra que foi contratada uma médica veterinária para o município, mesmo tendo aprovados no concurso público e dois cargos efetivos vagos. Além disso, segundo o promotor, muitas vagas oferecidas no edital (como psicopedagogo e orientador educacional) sequer existem na estrutura do Município (estabelecida pela Lei Complementar nº 16/2015) e outras (como técnico de enfermagem e médico) estão deficitárias, necessitando de uma nova lei criando vagas suficientes para a nomeação de todos os aprovados no concurso. Pedidos A ação requer também que a prefeitura se abstenha consistente de realizar novas contratações temporárias relativas às mesmas funções de cada um dos cargos oferecidos no edital do concurso, que tenham candidatos aprovados, ainda que na reserva. Requer ainda que o prefeito encaminhe à Câmara Municipal projeto de lei que vise criar na estrutura administrativa a quantidade de cargos efetivos necessários para garantir a nomeação de todos os que foram aprovados dentro do número de vagas ofertadas no concurso público, por que a a quantidade atual de alguns cargos efetivos é insuficiente por já estarem ocupados por outros servidores efetivo.
--------------------------------------------------------
MPF investiga denúncia de barata em macarrão e animais no RU da UFCG... Um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) investiga irregularidades sanitárias no Restaurante Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus I, em Bodocongó. Segundo a assessoria de imprensa do MPF, a denúncia apresentada relata o flagrante de irregularidades “como animais transitando na área do refeitório e barata na comida [servida aos usuários]”. Outras 30 irregularidades foram constatadas durante uma inspeção. O reitor da UFCG, Vicemário Simões, disse que não tinha conhecimento da denúncia nem da inspeção realizada. “Eu não posso dizer se foi verdade ou não, pois eu não tive conhecimento desses procedimentos. Assumi a reitoria há um mês. Acredito que a Pro-reitoria de Assuntos Comunitários (Prac), que abrange o RU pode falar melhor sobre esse caso”, disse ele.
----------------------------------------------------
Abatedouro clandestino vendia carne sem condições de higiene para feiras de João Pessoa... Um abatedouro clandestino de porcos foi desarticulado na manhã desta sexta-feira (24) na comunidade Cuiá, no bairro de Valentina, em João Pessoa. No local, foi constatado o abate de porcos e posterior encaminhamento das carnes para os frigoríficos ou feiras livres da capital em condições precárias de higiene. A Defesa Agropecuária foi acionada e constatou a não existência de autorização para funcionamento da atividade e as péssimas condições sanitárias. A carne foi apreendida e o local foi autuado. Segundo a polícia, os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia do Meio Ambiente, sendo autuados em flagrante delito pela prática de crime contra as relações de consumo, nos termos do art. 7, inc IX, da Lei 8137/90, com pena de detenção de 02 a 05 anos, ou multa. Por se tratar de crime inafiançável, a Polícia Civil informou que os envolvidos serão encaminhados para a Carceragem da Central de Polícia e, em seguida, serão apresentados em Audiência de Custódia.
-----------------------------------------------------
Monteiro estuda municipalizar abastecimento de água... Município vem sofrendo problemas com serviços da Cagepa... A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, admitiu a hipótese de municipalizar o sistema de abastecimento de água na cidade, após problemas com o serviço da Cagepa – Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto da Paraíba. Segundo fontes da gestão municipal consultadas pelo WSCOM, a concessão da Cagepa, cujo contrato padrão com os municípios tem duração de 20 anos, já teria vencido desde a gestão anterior e não foi renovada pela então prefeita Edna Henrique. Mesmo com mais de 10 dias recebendo águas do Rio São Francisco, vários bairros do município enfrentam problemas com o abastecimento, o que levou moradores a ameaçarem fechar as comportas da barragem de São José. Além disso, um grupo de vereadores e a própria prefeita acionaram o Ministério Público Estadual para uma resolução ao problema.
-----------------------------------------------------
Surto do Aedes pode afetar 88 municípios na PB... Oitenta e oito municípios paraibanos estão em situação de risco para a ocorrência de surto do mosquito Aedes aegypti e outros 95 estão condição de alerta. As informações são do último Levantamento de Índices Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), coletadas entre 30 de janeiro até 3 de fevereiro deste ano, e foram divulgadas ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o boletim, dos 222 municípios do Estado, somente 39 estão em situação satisfatória e destes, 12 apresentam Índice de Infestação Predial (IIP) zero. Considerando os IIP de acordo com Classificação de Risco apontado pelo LIRAa/LIA, foi realizada aplicação de UBV Pesado (Carro Fumacê) em 54 municípios. No 1º Ciclo/2017, foram realizadas 1.133.649 visitas domiciliares por 222 municípios paraibanos, como parte das estratégias de controle do Aedes aegypti no Programa de Enfrentamento a Microcefalia-PNEM. Apenas o município de Cacimba de Dentro não realizou as atividades previstas para o período. A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES-PB, Renata Nóbrega, informou que as ações da SES, incluindo a participação de 350 homens do Exército, no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya serão intensificadas este ano e que a pasta deverá realizar mais três LIRAa. “Daremos orientações como evitar usar pratos nos vasos de plantas, guardar garrafas com o gargalo virado para baixo, manter lixeiras tampadas, ralos fechados e desentupidos, evitar acumular entulhos, entre outros”, pontuou.