terça-feira, abril 18, 2017

Informação: Prefeitura Municipal de ITABAIANA.


"SMS de Itabaiana desenvolve programa de "Saúde Bucal nas Escolas". A Prefeiturade de Itabaiana, através da Secretaria de Saúde e Educação, firmaram parceria com a Oralls, com o Programa "Saúde Bucal nas Escolas", que já está sendo desenvolvido no município, ajudando a identificar problemas de saúde bucal na rede pública de ensino, diagnosticando e prevenindo doenças, para vida saudável das crianças. Este projeto desenvolvido pela USP - Universidade de São Paulo, tem como objetivo a introdução da escovação e análise da água. Em Itabaiana foi executado e nesta segunda-feira (17), em duas escolas do município, Iva Lira e a Nossa Senhora das Graças, com entrega do kit escovinha. Estiveram presentes a coordenadora de saúde bucal Ana Karla e a coordenadora pedagógica Luciana Luna, além de alunos, professores e diretores. Para Ana Karla "é uma honra Itabaiana está representando a região Nordeste, de um estudo fortalecedor para saúde bucal, garantido uma boa saúde física e mental preventiva", declarou.
===
===
Secretária de Saúde recebe visita do Ministério da Saúde A Secretária de Saúde de Itabaiana, Soraya Galdino, recebeu nesta segunda-feira (17) a visita de representantes do Ministério da Saúde para protocolar alguns laudos de pesquisas realizadas em diversas localidades do município. Os referidos laudos vieram de Washington, Estados Unidos, com resultados exclusivos, com vínculos direto das ações de vigilância epidemiológica e ambiental, co-morbidade e sequelas relacionadas ao contágio do mosquito que provoca a dengue, chikungunha e o Zika vírus, responsável pela microcefalia e outras síndromes. A secretária ressaltou o modelo de sua gestão, principalmente nestes três primeiros meses, com uma queda de 96% no número de casos em relação ao ano passado no mesmo período. O trabalho preventivo foi de extrema importância segundo Soraya. "As providências promovidas pela prefeitura, como carro fumacê, tratamento de focos dos mosquitos nos domicílios, coleta de lixo pontual, dentre outros, garantiram o êxito do combate às doenças", declarou. Outras ações foram executadas pela Secretaria de Saúde, como capacitação dos profissionais de nível superior dos PSF's(médicos e enfermeiros), definições do atendimento médico- hospitalar, entrega de repelentes às gestantes cadastradas no bolsa família, além do teste rápido para o Zika vírus, executando um diagnóstico precoce que será disponibilizado nos próximos dias na rede pública municipal.
===
Prefeito de Itabaiana participa de uma reunião na CEHAP O prefeito de Itabaiana, Dr. Lúcio Flávio, participou nesta segunda-feira (17), de uma reunião com o diretor técnico da CEHAP - Companhia Estadual de Habilitação Popular,Cláudio Batista dos Santos, em João Pessoa, onde foi discutida a possibilidade de implantação de novos conjuntos habitacionais em Itabaiana. Para Dr. Lúcio esta perspectiva é muito importante. "Estão sendo abertas linhas de crédito para esse empreendimento e Itabaiana está incluída neste contexto. O benefício é de crescimento para o município, atendendo famílias, para aquisição de sua casa própria e como consequência disso melhorarem suas vidas", declarou.
===

A Secretaria de Saúde do Município comunica que a partir desta segunda-feira (17), terá início a vacinação contra a Influenza (gripe), e se estenderá até o dia 26 de maio. Este ano professores da rede pública e privada farão parte do público alvo pela primeira vez. A meta é vacinar o maior número de pessoas, que fica em torno de 6.730 pessoas, e equivale a 95% da população. A coordenadora de Imunização do município Edna Araujo, faz um alerta à população para que não se vacine em cima da hora. “É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, observa. A vacina estará disponível nas unidades de saúde do município, Costa e Silva, Brejinho, Campo Grande, Açude da Pedras e Policlínica, e poderão se vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puerperais (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, os funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
===
Na manhã do último domingo (16), foi realizado o primeiro "Jogo da Amizade" na Arena de Beach Soccer de Pilar. Atendendo convite do desportista Chico Som, a Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, em parceria com a Diretoria de Juventude, Esporte e Lazer, encaminhou nossos esportivas para participar do momento. O evento contou com duas disputas entre os times de Pilar e Itabaiana, onde o resultado não foi muito satisfatório para nossos atletas, mas sem dúvidas foi um momento importante de confraternização e valorização do esporte.
===
A Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, realizou na última quinta-feira (13) uma entrega de 5 toneladas de peixe à população carente. A distribuição começou às 8h da manhã em alguns pontos da cidade e contou com a colaboração dos servidores municipais. Acompanhado da primeira-dama Mônica Melo, do Chefe de Gabinete, Bruno Costa, e da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Amanda Virgínia, o Prefeito Lúcio Flávio acompanhou de perto a ação que garantiu o alimento aos menos favorecidos, assegurando a estes uma Semana Santa digno, cumprido o papel social, mesmo diante das dificuldades.