domingo, abril 16, 2017

Políticos movimentam partidos e filiados na PB.

2018: Políticos movimentam partidos e filiados e iniciam processo de reconhecimento na PB... Mesmo faltando um ano e seis meses para as eleições as movimentações para sucessão do governador Ricardo Coutinho no Palácio da Redenção já se iniciaram. Desta vez, o processo na Paraíba começa inverso, com o lançamento de possíveis candidatos feitos pelos políticos ao invés de serem lançados e apoiados pelos seus partidos. No páreo, nomes como dos prefeitos Luciano Cartaxo (PSD), Romero Rodrigues (PSDB), além do senador José Maranhão (PMDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB). Apesar de suscetíveis negativas, as articulações de bastidores já acontecem em muitos clãs políticos. As ‘campanhas’ antecipadas foram iniciadas pelos possíveis postulantes Luciano Cartaxo, Romero Rodrigues e Gervásio Maia. Viagens para participar de festas em municípios, reuniões com prefeitos do interior e presença em inauguração de obras pelo Estado são algumas das iniciativas adotadas com o objetivo de ganhar musculatura política e conhecimento dos eleitores. Entre os nomes mais comentados para a sucessão ao governo estadual, apenas o do senador José Maranhão é mais conhecido dos paraibanos, até porque o peemedebista já foi governador da Paraíba por três vezes. A primeira quando assumiu com a morte do governador Antônio Mariz e quatro anos depois venceu a eleição. Na terceira vez, assumiu o governo com a cassação do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Para o professor da Universidade Federal da Paraíba e cientista político, Lúcio Flávio, a antecipação é fruto da grave crise política nacional que o País vive. “Com o profundo desgaste da chamada classe política em todos os níveis (nacional, estadual e municipal) a população começou a fazer uma forte pressão sobre os governantes para que haja uma renovação”, disse. O cientista disse que, além disso, a reeleição do governador Ricardo Coutinho em 2014 e a dos prefeitos Luciano Cartaxo em 2016 e Romero Rodrigues causam um desgaste natural desses governantes, pois não criam uma política de renovação. “Sendo Assim, vários nomes da situação e oposição são apresentados antecipadamente, fazendo com que os poderes executivos passem a se preocupar não com os problemas reais e sim com a conquista ou manutenção do poder”, destacou o cientista. Quanto às alianças firmadas entre os partidos nas eleições do ano passado, Lúcio Flávio tem posição formada. “Apenas fizeram visando o aumento de tempo da propaganda eleitoral dos candidatos”, afirmou.
--------------------------------------------------
Quase metade dos pacientes das UPAs de João Pessoa são do interior... Quase 50% das pessoas atendidas na rede de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa são do interior do Estado. O dado foi divulgado pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), que afirmou que os investimentos na saúde pública chegam a 23% da Receita Corrente Líquida do município. Na UPA do Valentina, 44% dos pacientes são de outros municípios. A mesma situação se repete na maternidade Cândida Vargas, onde metade dos atendimentos são relativos a pessoas do interior. A maioria das pessoas atendidas na rede de saúde da Capital são do município do Conde, no Litoral Sul. “Se a rede hospitalar não dá o suporte necessário, se os PSFs não funcionam em alguns municípios, o cidadão corre para João Pessoa. O desafio está posto. Atendemos cerca de 1 milhão de pessoas com cartão SUS. É um dado que demonstra que a gente tem investido muito”, frisou Cartaxo. O prefeito ressaltou que a rede municipal atende a toda João Pessoa e boa parte do estado, porém, com recursos apenas para a Capital. “Se chegar no Ortotrauma, por exemplo, é atendido. A gente não fica fazendo triagem”, afirmou.
----------------------------------------------------------
'Não reclamo de nada, Deus é quem sabe a hora', diz agricultor após 5 anos de seca... Em 68 anos de vida, o agricultor Francisco Leonardo da Silva, 68 anos, conta que nunca viu uma seca tão prolongada, no Cariri paraibano. Casado com a também agricultora Maria das Graças Oliveira Silva, 59 anos, ele já viu três filhos deixarem a Paraíba depois de uma estiagem que já dura 5 anos. O casal mora no sítio Pata, na zona rural de Cabaceiras. Com a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco, o “Velho Chico” traz nova esperança ao “Chico de Maria”, como é conhecido o agricultor na região. Quando tem água, o casal planta feijão, capim e cria gado. Francisco e Maria têm cinco filhos, sendo três mulheres e dois homens. Marcone de 21 anos e Márcio de 36 se mudaram para o Rio de Janeiro depois que o Rio Paraíba secou e eles ficaram sem água para plantação irrigada. Uma das filhas foi morar em Caruaru, Pernambuco, outra se mudou para a zona urbana de Cabaceiras e apenas a filha mais nova, de 16 anos, continua morando com o casal na zona rural. “Eu tenho dois filhos (homens) que já foram pro Rio [de Janeiro] porque não tinham do que viver quando o Rio [Paraíba] secou. Já são cinco anos. Não teve do que sobreviver e [eles] estão lá agora. Lá (no Rio de Janeiro) eles trabalham de porteiros”, conta a mãe. Fé do homem do campo Mesmo com as “perdas dos filhos” para a seca, o casal nunca abandonou a terra, sempre acreditando que um dia a situação iria melhorar. A fé de Francisco não se abala, apesar das dificuldades enfrentadas.
---------------------------------------------------------
TRE-PB julga amanhã ação contra governador... O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deve julgar nesta segunda-feira (17) uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho (PSB) por abuso de poder econômico nas eleições de 2014. A ação consta na pauta da sessão de amanhã da Corte Eleitoral. O julgamento é relativo a um suposto uso político da PBPrev em benefício da candidatura do governador. A ação foi proposta pela coligação “A Vontade do Povo”, encabeçada pelo então candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB). O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer pedindo a cassação do governador. O relator da ação é o desembargador Romero Marcelo.