quarta-feira, maio 03, 2017

'Situação de guerra', diz CRM após fiscalizar Hospital Arlinda Marques.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) encontrou “uma verdadeira situação de guerra” no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa, após uma fiscalização nesta quarta-feira (3), segundo o diretor do Departamento de Fiscalização, João Alberto Moraes Pessoa. “Encontramos um hospital superpovoado, com crianças em todos os setores, corredores, etc, dormindo no chão, algumas vezes. Tinha mães que forraram lençóis para deitar no chão, por falta de leitos. Crianças esperando quatro, cinco dias por uma internação, crianças reclamando de fome porque não chegava comida”, relatou João Alberto. Além disso, a fiscalização identificou risco de agressão a médicos e enfermeiras que tinham sido agredidas por familiares de pacientes. “Essa situação me chocou muito. E olhe que eu faço fiscalização há muito tempo e nunca vi uma falta de humanidade com crianças dessa forma”, disse o representante do CRM. De acordo com o diretor da Fiscalização, não foi possível fazer uma interdição ética no local. Portanto, o CRM denunciou a situação às Promotorias da Criança e do Adolescente, da Saúde e do Consumidor do Ministério Público da Paraíba e ao Ministério Público Federal, inclusive solicitando sequestro financeiro para que as crianças pudessem ser transferidas temporariamente para a rede privada.
-----------------------------------------------------
Prefeitura de João Pessoa: Educação é compromisso! É prioridade! A cidade ganhou nesta quarta (03), a 16ª creche construída e entregue com novo padrão de qualidade pelo prefeito Luciano Cartaxo. O Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Arthur Antonio Belarmino Ferreira fica nos Bancários, vai beneficiar 160 crianças, de seis meses a 5 anos de idade, que estudarão das 7h às 17h. As matrículas acontecem próxima segunda-feira (8), a partir das 8h.
------------------------------------------------------
Bairros de João Pessoa registram até 148 mm de chuvas em 24 horas, diz Defesa Civil... Os bairros de João Pessoa registraram até 148 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas, entre a manhã de terça-feira e a manhã desta quarta-feira (3). Conforme dados da Defesa Civil de João Pessoa e da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), o bairro do Cuiá foi onde ocorreu o maior registro (148 mm), volume semelhante a toda a chuva registrada na cidade de Nova Floresta, no Agreste paraibano, desde o início deste ano. Outros bairros com destaque no volume de chuvas foram o Cristo Redentor (105 mm), Altiplano (92,8 mm), Manaíra (68,6 mm) e Centro (54,6 mm). O teto de um posto de combustível às margens da BR-230, em Bayeux, na Grande João Pessoa, desabou por conta das chuvas. No bairro Costa e Silva, uma Unidade de Saúde da Família (USF) também teve o teto desabado por conta das chuvas.
------------------------------------------------------
Farda de Escolas Estaduais são vendidas em shopping... Uma loja de produtos personalizados, que fica em um shopping, no Centro da Capital, está vendendo fardamentos de escolas da rede pública do Estado, que são distribuídos gratuitamente para os alunos. Além disso, a venda está sendo indicada por funcionários de escolas, a exemplo do que aconteceu na semana passada, no colégio Olivina Olívia, colégio de ensino fundamental, que fica no Centro da Capital. No último final de semana, a mãe foi ao estabelecimento, comprou a farda pelo valor de R$ 40,00 e compartilhou a foto com a reportagem do Correio. A mãe, que não quis ser identificada, matriculou o filho no Olivina porque o marido ficou desempregado e ela não conseguiu mais pagar a mensalidade do colégio particular onde ele estudava. “No ato da matrícula recebi um kit com livros e outros materiais didáticos. Mas o fardamento, me disseram que iria atrasar e talvez nem chegasse. Quando saí da secretaria, uma funcionária me chamou e disse que, se eu quisesse a farda, procurasse essa loja, que estava vendendo. Chegando lá, não viu o fardamento exposto, mas perguntei se tinha. A vendedora foi lá dentro e trouxe a blusa. Paguei os R$ 40 e não recebi nota fiscal”, contou. A reportagem do Correio foi até a loja e, sem saber que estava sendo observada, a vendedora entregou uma blusa, da farda do Lyceu Paraibano, para que nossa equipe observasse os detalhes do produto. A funcionária confirmou a venda e disse que a farda do Olivina já estava em falta. Crime. Procurado pela reportagem, o secretário, Aléssio Trindade, disse que a prática é criminosa e pediu às pessoas que compraram o fardamento que procurem a ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação. “A pessoa não precisa se identificar. Apenas precisamos de todos os elementos do que aconteceu, saber como foi essa indicação do funcionário da escola e os demais detalhes, para iniciarmos uma investigação. Isso é algo muito grave e vamos investigar”, disse. Segundo ele, a prática é considerada crime e as pessoas afetadas poderão ser reembolsadas no valor que gastou, dependendo do que for apurado. Mesmo que não haja envolvimento de servidores e a loja tenha resolvido fabricar o fardamento por conta própria, para vender, a prática pode configura o crime de falsificação. “O Estado tem um padrão de fardamento e não permite que iniciativas privadas façam uso desse modelo. Seja o qual for o resultado da investigação, é muito provável que esteja acontecendo um crime nessa situação”, acrescentou. Aléssio Trindade também negou a informação repassada pela funcionária do Olivina, de que haveria atraso na entrega do fardamento. “Não existe isso. Já estamos iniciando a entrega e, até mesmo esses pais que comprara, irão receber o fardamento gratuito, em tempo hábil para o exercício do ano letivo”, afirmou.
------------------------------------------------------
Unidade de saúde é arrombada seis vezes em seis meses na Zona Sul de Campina Grande... Uma unidade básica de saúde (UBS) foi alvo de arrombamento pela sexta vez em um intervalo de seis meses no bairro da Catingueira, na Zona Sul de Campina Grande. De acordo com os funcionários da UBS Benjamin Bezerra da Silva, a invasão sempre acontece pela madrugada e após um fim de semana ou feriado prolongado. O primeiro caso foi registrado em novembro de 2016 e o mais recente aconteceu na madrugada da terça-feira (2). Segundo Maiara Raissa, enfermeira responsável pela unidade, o arrombamento foi notado pelo vigia, que ao chegar, viu a porta aberta. “Ao entrar, ele notou que estava tudo revirado e com coisas quebradas e espalhadas pelo prédio”, explicou. Na manhã desta quarta-feira (3), a unidade continuava fechad ao público e os funcionários estavam fazendo a limpeza e a organização do prédio. “É complicado porque a gente fica sem poder atender a população até que esteja tudo organizado e o material destruído ser reposto. No dia do arrombamento, a UBS fica fechada para perícia e normalmente ainda ocupamos um outro dia até normalizar”, diz.
------------------------------------------------------
Câmera flagra bandidos assaltando Correios na Paraíba e agredindo funcionário a coronhada; assista... A Agência dos Correios e Telégrafos da cidade de Serra da Raíz, no Brejo do estado, foi invadida por dois bandidos na tarde desta terça-feira (2). Um funcionário do estabelecimento foi agredido com uma forte coronhada. A câmera de segurança flagrou toda a ação criminosa. Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 14h, quando dois homens chegaram a pé na agência, entrada nos Correios e fecharam as portas anunciando o assalto. No momento do crime estavam três funcionários, entre eles, um homem que é deficiente e foi agredido pelos bandidos. A vítima sofreu um corte na cabeça e foi atendida na Unidade de Saúde que fica de frente a agencia. Após a ação os bandidos fugiram correndo a pé. ....

------------------------------------------------------