sexta-feira, junho 09, 2017

Festa saiu da estação da CBTU em JP e passou por Cabedelo e Santa Rita.

Grupos de idosos de ITABAIANA e Conde também participaram da festa desta sexta (9)...

'Forró nos Trilhos' da melhor idade garante festa 'para gastar caloria e beijar na boca' No décimo sexto ano do “Forró nos Trilhos” da melhor idade, Nininha Araújo - a mais experiente do grupo, com 87 anos - diz que já tem 15 anos de xaxado no pé e não vai parar nem tão cedo. Ela logo abriu um sorriso quando o trio de forró chegou na estação de trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (9). Um casal que manteve a alegria durante toda a viagem foi Grace Lima, 50 anos, e Ramiro Silveira de 70 anos. Neste ano, eles deixaram a roupa de noivos das outras edições de lado e foram vestidos de Maria Bonita e Lampião. O trem que cabe 575 pessoas e tem três vagões, parecia pequeno para tantos forrozeiros e forrozeiras que, mesmo com anos de história, não deixam de aproveitar um dia sequer, como disse a “Maria Bonita” Grace Lima.
-








Grupo da melhor idade 
O grupo da melhor idade Creuza Pires era quem estava organizando o evento e ainda juntou outros grupos para arrastar o pé sobre os trilhos da capital. Saindo de João Pessoa para Cabedelo, voltando de Cabedelo para Santa Rita e terminando de volta ao Centro de João Pessoa, a viagem inteira é movida a forró pé de serra, alegria, xote e risadas. “É muito bom ver que os idosos estão mais preocupados em viver”, conta Manuel Nascimento, tatuador que estava no trem indo para casa. O tatuador também gostou da ideia pois acredita que é uma forma de valorizar a cultura regional. A vice-presidente do grupo, Mônica Gama, conta que o grupo é muito animado e “com certeza aguenta uma tarde inteira de forró”.
 .
Mônica informou que grupos de idosos de ITABAIANA e Conde também participaram da festa desta sexta (9) - que também tem sua edição carnavalesca, o "Folia dos Trilhos". Ela diz que mesmo quando não está em tempo de festa, elas se juntam pra rir uma da outra. De estação em estação, todos paravam para apreciar o último vagão do trem que mesmo com ar condicionado não esfriou os ânimos dos idosos. Muito menos de Gloriza Barbosa, que aos 68 anos e depois de seis edições do Forró nos Trilhos, ela se tornou a rainha do milho. “Todas [as festas do grupo] estou dentro”, conta. Gloriza foi levada para o grupo Creuza Pires por sua irmã, Verônica Gregório - a noiva do grupo que estava atrás de um casamento junino - que há 15 anos já fazia parte das apresentações dançantes do grupo. O coletivo das idosas é convidado constantemente para animar festas na Paraíba. Toda essa disposição estava visível desde antes do trem chegar à estação. Bastou que o sanfoneiro puxasse o fole pela primeira vez e a quadrilha já estava formada na estação da CBTU no Centro de João Pessoa.