quinta-feira, junho 29, 2017

Edital oferece 555 vagas para professor bolsista do Pronatec na Paraíba.

Um edital de processo seletivo simplificado foi publicado no Diário Oficial, nesta quinta-feira (29), pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretária de Estado de Educação. O edital SEE nº 13/2017 prevê o preenchimento de 555 vagas para professores para atuarem no programa MedioTec e para professores de cursos de qualificação e formação inicial continuada. As vagas para ocupar os cargos de professor bolsista para exercer funções docentes nos cursos profissionais técnicos e de formação incial e continuada fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnido e Emprego (Pronatec). De acordo com o edital as vagas são para diversas áreas de atuação, exigindo profissionais das áreas de informática, administração, psicologia, gestão ambiental, enfermagem, biblioteconomia, sociologia, farmácia e diversas outras áreas. No ato de inscrição os candidatos devem escolher para qual unidade de ensino quer concorrer a uma das vagas. As unidades de ensino estão distribuídas entre os municípios de Itaporanga, Patos, Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Bonito de Santa Fé, Mamanguape, Monteiro, Pocinhos, Queimadas e São José de Piranhas. A seleção dos candidatos será feita através da análise curricular, com caráter eliminatório e classificatório. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 18 de julho. paraibatec.pb.gov.br
---
Luan Santana participa de casamento e faz show no Parque o Povo... O cantor Luan Santana é o destaque da programação do Parque do Povo nesta quinta-feira (29), durante mais um dia de festa do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Além do artista, o palco principal recebe Matheus Fernandes e o Forró do Garotinho. Além da expectativa do público em relação ao show, a atenção será voltada para o cantor por outra razão, isso porque ele vai casar com uma fã durante uma cerimônia que será realizada na capela de gelo Trident Fresh. Durante a semana, Luan Santana usou as redes sociais e comentou o assunto, convidando os fãs para acompanhar o matrimônio. Ele também ressaltou a expectativa de apresentação em Campina Grande, durante o São João. Programação: Palco principal Luan Santana Matheus Fernandes Forró do Garotinho Palco Zé Lagoa Magnatas do Forró Sol Ardente Palco Parafuso Trio Abdias do Forró Roberto Silva Mr. Jô e Forró Arretado Palco Genival Lacerda Unidos do Forró Serrano Vila do Artesão Trio JP (14h às 17h) Distrito São José da Mata Sem Frescura Forró de K.
---
Chuvas provocam alagamento e deslizamento de barreira em João Pessoa... As chuvas que caem sobre João Pessoa desde ontem provocaram alagamentos na tarde desta quinta-feira (29) de diversas bairros da cidade. O ponto mais crítico, no entanto, foi registrado na Avenida Epitácio Pessoa, uma das principais vias de acesso entre o Centro e as praias da Capital. Houve ainda registro de deslizamento de barreira no Castelo Branco, nas imediações da BR 230. No local o trânsito está lento. Conforme a Superintendência de Mobilidade de Urbana (Semob), há acúmulo de água na Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao colégio Lourdinas, no Geisel, próximo a rotatória do Cajueiro, também no bairro de Mangabeira, próximo ao colégio corujinha há registro de acúmulo de água. Também foi verificado alagamento na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários.
---
Bancos, escolas, universidades e transportes podem parar nesta sexta, na PB... A mobilização contra o governo de Michel Temer, que vai ocorrer na manhã desta sexta-feira (30) em todo o Brasil, vai paralisar as aulas das escolas estaduais, e pode afetar o transporte coletivo com paralisação dos ônibus e dos serviços bancários no estado a partir das 8h desta sexta-feira (30). A mobilização começa a partir das 8h, com atividades em diversos pontos do Centro de João Pessoa e de Campina Grande. Na Capital, o ato termina com reunião de nove centrais sindicais e de duas frentes populares no Parque da Lagoa, às 11h, segundo a assessoria da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB). BANCOS ...  De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves, a categoria aderiu à greve seguindo orientação das centrais sindicais e da CUT. Nesta sexta, na Grande João Pessoa e em algumas cidades do Brejo, Sertão e Cariri da Paraíba (não detalhadas pelo sindicato), funcionarão apenas os serviços essenciais realizados através de caixas eletrônicos como saques, saldos, extratos e transferências.
---
Quatro ataques aos Correios são registrados nas últimas 24h na Paraíba... Mais duas agências de atendimento da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), foram alvos de ataques na madrugada desta quinta-feira (29), a primeira na cidade de Boa Ventura, na região do Alto Sertão e outra em Boqueirão, distante 55 quilômetros da cidade Campina Grande. Em Boa Ventura, segundo informações do destacamento de Polícia Militar, um grupo formado por cinco homens circularam na cidade num veículo Volkswagen Gol de cor preta e, em seguida, utilizaram de explosivos para arrombar o único posto de atendimento da empresa na cidade. A ocorrência foi registrada por volta de 1h nesta madrugada. Na cidade de Boqueirão, o ataque foi registrado por volta das 3h, quando vários homens invadiram a cidade utilizando de dois veículos e explodiram o cofre da agência. Na fuga, os assaltantes efetuaram vários disparos e espalharam grampos na rodovia de acesso à Campina Grande. Segundo informações repassadas por moradores da cidade, hoje seria realizado o pagamento dos aposentados. Nas duas ocorrências, não foram informadas a quantidade em dinheiro levada pelos assaltantes. Os casos serão investigados pela Polícia Federal. Outras duas agências também foram atacadas na madrugada de quarta-feira (28), nas cidades de Lagoa Seca, na região do Agreste paraibano, e Lagoa, no Sertão. Ao todo, já são totalizados quatro ataques aos Correios no estado em menos de 24h.
---
TCE condena ex-prefeito de Serra Branca a pagar R$ 266 mil e reprova contas... O ex-prefeito de Serra Branca, no Cariri paraibano, Eduardo Torreão, teve as contas do exercício 2014 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O órgão também impôs ao ex-getor um débito no valor R$ 266.875,50 decorrente de despesas irregulares apontadas em denúncia anexada ao processo que teve relatoria do conselheiro Arthur Cunha Lima. A decisão cabe recurso. O G1 tentou entrar em contato com o ex-prefeito Eduardo Torreão, mas ele não foi localizado. Segundo o TCE-PB, a não apresentação de defesa a denúncia foi o que motivou a reprovação das contas de 2014. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (28). O G1 tentou entrar em contato com o ex-prefeito de Serra Branca, Eduardo Torreão, mas as ligações não foram completadas. Na mesma sessão plenária, o TCE emitiu pareceres favoráveis à aprovação das contas de 2014 dos ex-prefeitos de Santa Terezinha, José Arimatéia Nunes Camboim; de Araruna, Wilma Targino Maranhão; e de Barra de Santana, Amauri Ferreira de Souza e Joventino Ernesto do Rego Neto, que se revezaram no comando do município. Remuneração excessiva de subsídio contribuiu para a desaprovação das contas de 2014 do ex-presidente da Câmara Municipal de Massaranduba, conforme voto do relator Arthur Cunha Lima. Gastos com a folha de pagamento acima do limite legal e recolhimento insuficiente de contribuições previdenciárias ocasionaram a reprovação, também, das contas de 2015 da ex-presidente da Câmara Municipal de Mato Grosso, como entendeu o conselheiro Fábio Nogueira. Cabem recursos contra ambas as decisões.
.