sexta-feira, junho 09, 2017

Locomotiva do Forró faz primeiras viagens neste fim de semana em CG.

Forró, xote, baião e muita alegria na mais tradicional viagem de trem no interior da Paraíba. É a Locomotiva do Forró, que leva todos os anos os forrozeiros da cidade de Campina Grande para o distrito de Galante, num percurso de 23 km. Os passeios cheios dos ritmos mais tradicionais do Nordeste atraem turistas de todo o país e têm datas certas. O trem vai fazer suas primeiras viagens neste sábado e domingo, 10 e 11, com saídas previstas para as 10h, da Estação Velha, atual Museu do Algodão, em Campina Grande. O retorno está marcado para as 15h. O trem da CBTU João Pessoa que fará as viagens da Locomotiva do Forró já está na cidade de Campina Grande, a 120 km da capital e passou por uma série de melhorias. O comboio recebeu pintura e algumas adequações para facilitar ainda mais o conforto dos passageiros. Este ano, a novidade fica por conta do Vagão Vip, com uma estrutura diferenciada, mesas, grades de ventilação e decoração especial. Além disso, a composição composta por uma locomotiva e sete carros de passageiros (vagões) foi minuciosamente revisada para atender aos passeios com segurança e agilidade. Na Estação Velha, os férreos-forrozeiros da Locomotiva do Forró serão recepcionados grupos folclóricos e trios de forró. Artesãos estarão expondo seus trabalhos para quem quiser levar uma lembrança da terra do Maior São João do Mundo. No interior do trem, cada vagão tem um trio de forró pé-de-serra com sanfona, triângulo e zabumba tocando sem parar durante a ida e volta. Em Galante, uma grande estrutura foi montada para receber os férreos-forrozeiros, que conta com palco para apresentação de shows e ilhas forró para quem prefere o forró de raiz. A gastronomia paraibana e regional também estará presente em vários restaurantes e barracas de comidas típicas. Um verdadeiro convite ao sabor inesquecível da Paraíba. LOCOMOTIVA DO FORRÓ – SERVIÇO: Quando: dias 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho de 2016, às 10h, da Estação Velha. Locomotiva do Forró Solidária: 02/07 – Dia destinado para os alunos da rede municipal. Onde comprar: AutoCar Turismo (rua Severino Cruz, nº 625, em frente ao Museus dos Três Pandeiros) no Centro de Campina Grande ou no site: www.locomotivadoforro.com.br . Informações: (83) 98658-0516.
-----------------------------------------------------
Ricardo diz que a Paraíba não está pedindo esmolas para receber presídio federal em Bayeux... O governador Ricardo Coutinho se manifestou contrário à construção de um presídio federal na cidade de Bayeux. Em entrevista ao programa ‘Sem Censura’, o governador se queixou de que o Estado não havia sido consultado sobre a possibilidade de se construir uma unidade prisional federal na Região Metropolitana de João Pessoa. “Não estamos pedindo esmolas”, declarou o governador ao lembrar que os reflexos de um presídio federal vai atrair para a Paraíba o crime organizado. “Porque não anunciaram para Bayeux uma universidade uma indústria?”, indagou o governador. O governador lembrou ainda que em Bayeux não há espaços suficiente para a construção de um presídio. “ Um presídio precisa de espaços para ser construído em Bayeux não há”, disse Ricardo ao lembra da extensão territorial da cidade, uma das menores do estado. Entenda o caso A construção de uma unidade prisional federal em Bayeux foi anunciado no início deste mês pelo agente federal de execução penal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério de Justiça (MJ), Felipe Abath, em audiência dos vereadores do município. Abath esclareceu que Bayeux havia sido escolhida porque atende aos 11 requisitos técnicos elencados na Portaria 98/2017 do Depen, para construção de cinco novas Penitenciárias Federais de Segurança Máxima Especial no país. A penitenciária anuncia para Bayeux terá capacidade para 208 internos, entre presos condenados e provisórios, em quatro pavilhões. A estrutura deve ser construída na saída da cidade, na zona rural, no sentido João Pessoa - Natal.
-----------------------------------------------------
Saia Rodada e Ton Oliveira animam Maior São João do Mundo nesta sexta, em CG... Saia Rodada, Ton Oliveira e Alberto Bakana são as atrações principais da noite desta sexta-feira (9) no Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Além das atrações principais, o Maior São João do Mundo também vai contar com trios de forró pé-de-serra espalhados pelas palhoças do evento. Nessa quinta-feira (7), a programação do evento ganhou novas atrações: dia 11, Galã; dia 14, Levada Mix; dia 20, Camila Holanda; dia 22, Amigos Sertanejos; dia 24, Jurandy da Feira; dia 25, Forró D2 e Pinto do Acordeon; dia 28, Rapha Mello dia 29, Forró do Garotinho.
-----------------------------------------------------
Lei garante uso de nome social por travestis e transexuais na Paraíba... Lei que inclui homofobia como ato discriminatório também foi sancionada. Textos são de Estela Bezerra. Agora é lei. Travestis e transexuais vão poder usar o nome social, que aquele pelo qual se identificam, em procedimentos e atos da administração pública estadual da Paraíba. A sanção do governador Ricardo Coutinho (PSB) foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (9). Também foi sancionada a lei que inclui o preconceito por identidade de gênero como ato discriminatório no Estado. As duas matérias foram propostas pela deputada Estela Bezerra (PSB) e aprovadas na Assembleia Legislativa em maio. De acordo com o texto da Lei nº10.908, o nome civil dos travestis e transexuais deve ser solicitado apenas para uso interno. A pessoa interessada vai indicar o nome “pelo qual se reconheça, é identificada, reconhecida por sua comunidade e em sua inserção social, devendo por este ser tratada”. Na época da votação, a deputada disse que a medida vem reforçar o que já é adotado pelo governo federal. Ela ressaltou que a lei garante o respeito e evita situações de constrangimento para travestis e transexuais.“Quando uma pessoa vai chamar, por exemplo, numa fila, ela tem o seu nome de registro e seu nome social, ela chama pelo nome social, que é similar a aparência da pessoa masculina ou feminina conforme a sua identidade de gênero”, disse. Discriminação A Lei nº10.909 altera a 7.309 de 2003, incluindo o preconceito por identidade de gênero e orientação sexual como ato discriminatório na Paraíba. O texto estabelece que a prática de discriminação pode resultar em advertência, multa e suspensão no cadastro de contribuintes do ICMS do Estado.
-----------------------------------------------------
Paraíba poderá ter voos de João Pessoa para Patos e Cajazeiras... O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e os diretores da TAG Linhas Aéreas - companhia aérea paraibana - se reuniram nesta quinta-feira (08) na Granja Santana para alinhar algumas parcerias no sentido de viabilizar o início dos voos que serão implementados na Paraíba a partir do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. Ricardo disse que o Governo está à disposição para apoiar a iniciativa a qual tachou de “muito boa e que irá gerar crescimento econômico e empregos nas regiões”. De acordo com o empresário Delano, o projeto da TAG é iniciar as operações para as cidades de Cajazeiras, Patos e Monteiro e, para isso, é necessário que todos os aeroportos, que são estaduais, tenham condições de absorver os voos. “Viemos mostrar o nosso projeto ao governador para alinhar a criação da empresa com os aeroportos, tendo toda a infraestrutura para que possamos operar um voo regular.” Inicialmente seriam quatro voos diários entre João Pessoa e Cajazeiras. O empresário disse que o projeto da TAG já tem o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e os voos terão, inicialmente, capacidade para cerca de 30 passageiros. Ainda não temos uma previsão de início, mas queremos fazer tudo dentro das normas para alcançar nossa meta, que é oferecer esse voo para a população paraibana. E no futuro pretendemos também fazer voos para outros estados, como de Cajazeiras para Fortaleza por exemplo”, apontou. O empresário Delano Mota ressaltou que o projeto da TAG Linhas Aéreas já tem o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e os voos terão, inicialmente, capacidade para cerca de 30 passageiros. A ideia é que a TAG trabalhe com Cajazeiras, Patos, Monteiro e todos os outros aeroportos que tenham condições de absorver nossos voos. De acordo com o superintendente do DER, Carlos Pereira, entre os nossos aeroportos do Estado, dois homologados (Patos e Cajazeiras). O de Cajazeiras está passando por um processo de balizamento noturno em convênio com a Anac. “Esse balizamento está em pleno andamento e será abastecido com energia solar, devendo até julho ser homologado. A empresa TAG tem o interesse de fazer um voo regional e nós do DER, que cuidamos da manutenção dos aeroportos, estamos aqui para darmos a nossa colaboração”, frisou.
.