quinta-feira, fevereiro 15, 2018

Estudo mostra irregularidades em pagamentos por empenho.

Já está no ar o site “Empenhados”, ferramenta que possibilita o acompanhamento dos gastos públicos nos municípios. A ferramenta foi desenvolvida numa parceria do Ministério Público da Paraíba com o Departamento de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

De acordo com o estudo, uma prática frequente nas administrações municipais é a realização de empenhos, liquidações e pagamentos no mesmo dia. Isso poderia acontecer, por exemplo, quando as liquidações e pagamentos são feitos antes de o serviço ser concluído ou de o produto ser entregue, não havendo cuidado de verificar se o objeto licitado foi devidamente fornecido. “Observamos que a prática de empenhar e pagar no mesmo dia é recorrente ao longo dos anos na administração pública e acontece massivamente nos casos em que o empenho ocorre sem licitação prévia”, revela o estudo. 

De acordo com o levantamento, cidades bem pequenas como Areia de Baraúnas e São José do Brejo do Cruz gastam relativamente muito mais com empenhos cujo pagamento é feito no mesmo dia de sua realização do que todas as outras cidades. “É necessário investigar mais a fundo para descobrir por que isso ocorre”, diz o documento.