sexta-feira, março 02, 2018

Chuvas acima da média na Paraíba.


Em todo o mês de fevereiro choveu acima da média em todas as regiões do Estado. As maiores precipitações e médias de chuvas acumuladas ocorreram na região do Sertão, onde foram registrados em média 257,3 milímetros de chuva. As 10 cidades onde mais choveu no mês de fevereiro também fi cam todas no Sertão, mas para a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) o fato atí- pico está justamente na faixa litorânea do Estado, onde chuvas acima dos registros médios não eram esperadas no período de janeiro e fevereiro. 

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno de Medeiros, foi o aquecimento do Atlântico que fez chover onde deveria ter mais sol. “Na verdade todo o Estado está acima da média. Em janeiro e fevereiro, as chuvas do Litoral são isoladas, e geralmente não se chega a 100 milímetros, só que as médias já chegaram a quase 200 milímetros. Isso acontece por causa do aquecimento do Oceano Atlântico e de ventos muito favoráveis que levam a umidade do oceano em direção ao continente. Ou seja, águas mais quentes e ventos que trazem massa de ar úmida”, explicou. 

Já em relação ao Sertão, as precipitações estão dentro do esperado para o período que se estende até maio, típico também para Cariri e Curimataú. 

“No período de fevereiro a maio há uma concentração de chuvas no Sertão, Cariri e Curimataú. Então as chuvas saem do Sertão mais fortes, e chegam ao Cariri em termos de intensidade menor, por isso é normal esses valores para o Sertão, porque a região está em pleno período chuvoso. Elas ocorreram em fevereiro também no Litoral, Agreste e Brejo, mas de forma não comum para a região”, disse o meteorologista. Para março, a tendência é de chuvas acima da média. JC (abaixo: imagens e vídeo da chuva dessa quinta-feira (01) em Itabaiana / agreste paraibano)
-