sexta-feira, novembro 24, 2023

SAUDOSISTA ? ... SOU , SIM SENHOR ! por ( DR . DEDÉ )

O tempo , deixa marcas concretas e abstratas quando de sua passagem por nossas vidas .

De concreto , além das rugas que vão surgindo em nosso rosto com o passar do tempo , deixa uma ponte , uma casa , uma esquina , um prédio, uma praça , um quintal , uma estrada , uma árvore , um sítio , um móvel ...

Quando essas coisas físicas desaparecem e outras são colocadas ou construídas em seu lugar , resta apenas como prova de que aquilo existiu , o relato oral ou escrito dos habitantes mais antigos ou ainda , a prova documental , que velhas e encardidas fotografias guardadas em velhos álbuns de família nos trazem à lembrança .

Quando toda essa documentação física , inclusive as velhas fotografias desbotadas , desaparecem , ainda tem o melhor dos recursos :

-


Nossas Lembranças e Saudades , que no Outono e Inverno de nossas vidas , enquanto o ALZHEIMER não vêm se tornam mais agudas e frequentes .

Gosto de falar de Lembranças e de Saudades .

Nós , que temos um pouquinho mais de idade , somos ao mesmo tempo , A MEMÓRIA E A CRÔNICA de nossa época .

Muitas vezes , gosto de voltar ao passado com minhas recordações .

É bom ! Rebusco na memória , fatos ,eventos e situações que vivi , ouvi falar , e que de alguma maneira , tornaram - se parte da minha história .

Existe coisa melhor no mundo , de que em uma tarde chuvosa , colocar uma boa música prá se ouvir , embarcar em uma boa rede e deixar que indeléveis lembranças balancem sua rede ?

Uma vez bem acomodado na rede , fechar os olhos , ativar a memória , lubrificar as lembranças e nas asas da consciência , fazer uma " Viagem ao Passado " ?

Segundo Albert Einstein , O ESPACO E O TEMPO, são duas grandezas indissociáveis . Um existe em função do outro , e preciso , que entre os dois , exista MATÉRIA .

Nas paisagens dessa VIAGEM TELÚRICA , passando por " Territórios Nunca Dantes Navegados " , vamos garimpando fatos marcantes de nossas vidas .

Embarquemos juntos , nessa Tourneé ao Passado . Feche os olhos , e apenas , VIAJE...

E começa o desfile de Sons , Imagens, Odores , Sabores , Cores , e Sensações Tacteis , perdidas em algum lugar do Espaço - Tempo .

Lembro do folhetinho de Jeca Tatu , contando os efeitos milagrosos da Higiene e do Xarope Biotônico Fontoura .

De " Pernambuco você é meu " ! Programa matinal de variedades da Rádio Clube de Pernambuco .

Do " Repórter Esso " , a Testemunha Ocular da História , com sua bela Introdução musical , levado ao ar , pela Rádio Jornal do Comércio .

De " Jerônimo o herói do sertão " e seu companheiro de aventuras , O Moleque Saci , que ia ao ar , às 2° , 4° e 6° feiras , pela Rádio Jornal do Comércio , à noite , logo após A Voz do Brasil .

Das Missas em Latim , dos Cânticos Gregorianos , das Novenas , das Grandes Procissões e das Missões de Frei Damião .

Da Grande Música tocadas pelas Grandes Orquestras , que ... SUMIRAM !

Do Futebol apaixonante de Garrincha , Pelé , Nílton Santos e Didi , onde um palmo de Gramado em um Estádio de Futebol , se transformava num grande Latifúndio , para Garrincha desconjuntar seus adversários , com seus desconcertantes dribles , segundo o Cronista Esportivo Armando Nogueira .

Dos socos de Éder Jofre , que mais pareciam coices de mula no queixo dos adversários nós Ringues .

Dos saques de Maria Ester Bueno no Tênis , em quadras de todo o mundo .

Das polegadas que faltaram ou que sobraram nos quadris de Marta Rocha , por ocasião do Concurso de Miss Universo nos Estados Unidos em 1954 .

Das Chanchadas da Atlântida , com Oscarito , Ankito , Grande Otelo , Zé Trindade , Zezé Macêdo , Mazzaropi , Costinha e tantos outros Grandes Cômicos que tornaram mais risonha e divertida nossa infância e adolescência .

Das Estampas Eucalol , que era um brinde oferecido a quem comprava o sabonete , a pasta e a loção Eucalol . Através dessas Estampas , conheci paisagens , monumentos , histórias e acidentes geográficos de todo o mundo .

- Das Estepes geladas da Sibéria , às Areias Escaldantes do Deserto do Saara , no Norte da África .

- Das Ruínas do Muro das Lamentações em Jerusalém , à opulência Majestosa do Taj - Mahal na Índia .

- Da Estátua da Liberdade em Nova York , ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro .

- Dos Fiordes da Noruega e toda Península Escandinava , ao Monte Fuji no Japão .

- Conheci a Vastidão do Império Romano , do Império Mongol , do Império Inca , do Império Otomano e a Grandiosidade de outros Impérios Antigos .

- Conheci pedaços da História de Grandes Civilizações que já desapareceram .

- A triste história de inúmeras Guerras que a. Raça humana travou entre si , ao longo dos séculos .

: A evolução do conhecimento , também era retratado nas Estampas Eucalol !

Lembro ainda , dos Restos Mortais dos Grandes Currais em Itabaiana , onde o gado vindo de várias regiões do Estado , de Trem ou em Boiadas tangidas pelas estradas , eram confinadas nesses Currais para serem comercializados na Feira de Gado de Itabaiana , que era uma das maiores do Nordeste .

O espetáculo dos bois brabos , com máscaras , sendo levados para o Matadouro Municipal .

As Grandes Boiadas , que frequentemente , cruzavam a Cidade , e deixavam um GRANDE RASTRO DE BOSTA no calçamento , para desespero dos Garis da Prefeitura .

E muito nítida a visão da Velha Estação Ferroviária e da Máquina Maria Fumaça , movida à lenha ( vapor ) e " Resfolegando " cansada o seu Refrão :

- Café com pão , bolacha não !

- Café com pão , bolacha não !

- Café com pão , bolacha não !

A viagem de Trem , por menor que fosse , era uma Verdadeira Odisseia , principalmente , para as Crianças , que lembrariam para sempre .

Desfila agora , o tempo em que se respeitava os Mais Velhos , o Padre da Freguesia e os Professores em Geral . Pai , Mãe , Avós , Tios , Irmãos mais velhos e Autoridades em geral , exigiam um Respeito Especial .

O " Sereno " no Itabaiana Clube , em Noites de Festas , onde as moças que tinham ficado no CARITÓ , fofoqueiros e fofoqueiras em geral , ficavam de " Plantão " nas janelas do Clube , disputando o melhor espaço para observar os Casais que saiam do Clube e o tempo que demoravam nessas saídas e voltas para o Clube ,longe dos " Olhos do Povo " . Observavam ainda , quem estava " Dançando bem Coladinho "

, quem procurava o " Meio do DANCE " ( onde ninguém podia nem se mover ) e era mais

" Escuro " que outros locais da lista de dança .

Esses casais , eram muito bem observados pela

" Turma do Sereno " e no dia seguinte , o assunto na Cidade , era... A FESTA !

Os Programas de Televisão ( imagens com muito chuvisco ) , onde toda a família podia assistir reunida , sem maiores constrangimentos .

A Escola Risonha e Franca . A Escola Pública de Boa Qualidade . Bons Professores . Salários razoáveis

Tempo que existia pobres , mas existia menos

miseráveis .

Tempo que a Droga , que hoje destrói pessoas , famílias e a própria sociedade , praticamente não existia . Não era o Flagelo que hoje sufoca o Mundo .

As tropas de Burros , que abasteciam os moradores da Cidade , com a água colhida nas Cacimbas cavadas no leito seco do Rio Paraíba , uma vez que não existia saneamento ou abastecimento de água na Cidade .

O Velho MEALHEIRO de barro , escondido no fundo do baú, ou em baixo da cama , apenas quebrado nas Grandes Emergências Financeiras ou então no final do ano para comprar roupas , sapatos e presentes para a família .

O dinheiro , não desvalorizava tanto . O termo Inflação , não existia . Inflação , era chamada de CARESTIA , e era Sazonal . Passado o motivo da alta dos preços , como secas , enchentes ou guerras , tudo voltava ao normal .

Algumas pessoas gostavam de " Enterrar " dinheiro , literalmente ! Com medo de ladrões . Ninguém confiava muito em Bancos . Quando uma pessoa " Abonada " morria , costumava - se dizer , que SEU FULANO , tinha deixado uma Botija enterrada . Tinha muita gente , que ia procurar...!

As longas conversas nas Oficinas de Seu Daciano , Cabo Totô e Seu Rivaldo Bandeira .

" Ver " uma partida de futebol , " Ouvindo "

a narração de Ivan Lima , Jorge Curi e Valdir Amaral pelas ondas do Rádio .

O Carnaval da " Rua Grande " , onde desfilavam a Imperadora do Samba , a Última Hora , o Nó Cego , a Bagaceira , os Taiobas , o Pão Duro , Bois de toda qualidade , Índios de todas as Tribos , Ursos de todas as cores , Bichos de todo o Alfabeto , começando com Águia de Ouro , passando pelo Carneiro de ouro de Machinho , Mapinguari de Tula e Dorego e finalizando com a Zebra dos Tavares .

O Tic - Tac , Time de Futebol de Salão ( não se dizia Futsal ! ) , que muito bem representava nossa Cidade em quadras de todo o Estado e de Estados vizinhos .

As tardes de Domingo no Estádio Severino Paulino , em dia de Clássico UNIÃO E VILA NOVA . Na maioria das vezes , " A Barreira " , onde 90% dos torcedores do Estádio ( torcedores do UNIÃO ) , se aglomerava , quando se " sentia " enganada pelo juiz e pelo VILA NOVA , descia a barreira Ensandecida invadindo o campo ( kkkkkkkkk ) indignada . Eu era UNIÃO E " BARREIRISTA " !

O Caldo de Cana com Pão Doce no Ponto Certo . A " Gelada " de Mário da Sorveteria .

A " caninha " com feijão verde e Galinha de Capoeira em Dona Chiquinha . A sopa no final da tarde e começo da noite em Zé de Paú ( Meu Pai ) .

As farras na Gruta Azul ou no Bar Teve Geito

( com " G " mesmo , estava escrito no mosaico da calçada ! )

A feira do Bacurau . O Côco de Pabulagem . As barraquinhas de comidas feitas na hora , na beira da linha férrea , na entrada da Rua do Carretel . Os Repentistas cantando versos improvisados .

As Grandes Festas da Ladroeira . As Vaquejadas . Os Grandes Bailes do Itabaiana Clube .

As Grandes Cheias do Rio Paraíba , onde muita gente , jovens em sua maioria , desafiavam as águas barrentas , turbulentas e traiçoeiras do Rio .

A mistura de vozes pastosas e arrastadas , com acordes de violões , tilintar de copos e garrafas , arrastar de chinelos e sapatos em noites de Serenatas nas ruas desertas da Cidade .

Tapemos um pouco os ouvidos , pois agora nos chega os Vozeirões estridentes e desaforados de Maria da Garrafa , Má Lavada , Barba Rala e Galo Assado , quando chamados por seus Apelidos .

As intermináveis discussões sobre política , religião e futebol , envolvendo Seu Adauto Engraxate , Seu Zé Paulino Sapateiro , Seu Chico Paes , Seu Joca Domingos , Zé Crente , Barata , Índio , Dolfo , Mario da Sorveteria e dezenas de outras figuras Impagáveis e que nos deixaram tão boas lembranças . Essas discussões , sempre ocorriam em frente a Sinuca de Seu Adônis , na esquina de Seu Pedro Sérvulo , esquina da bomba de gasolina de Seu Jonas ou em frente ao Bar Teve Geito ( com " G " ) .

As aulas ministradas por meus professores :

Carmem Barbosa , Maria José e Menininha de Seu João Chicó , Salete de Rui Almeida , Dona Marieta , Betty de Dr. Velloso , Cleide de Pergentino , Dona Nini Paes , Coronel Raul , Dr. Almeida , Dona Gilka , Padre João , Monsenhor Miranda , Iram Ribeiro ( francês ) , Geraldo de Alagoa Grande , Jarbas Mendes , Nelito , Fernando Aquino , o Promotor Gambarra e outros , que agora me falta à memória .

O pré - seminário , a Primeira Comunhão , as Missas em Latim , que como Coroinha , ajudei à celebrar .

A sombra da Vetusta Gameleira , onde jogava bola de meia , bola de gude , pião e dezenas de outros jogos infantis .

As noites de 3° feira no Cine Ideal . Primeiro , vendendo , trocando e comprando gibis . Depois ,

acompanhando os filmes e as séries de Rocky Lane , Roy Roggers , Bill Eliot , Gene Autry , Capitão Marvel , A Deusa de Joba , Flash Gordon , Tarzan e tantos outros filmes que povoaram o universo de crianças e adolescentes dos anos 50 e 60 .

Os caminhões de brinquedo fabricados pelo Mudo de Zé Pernambuco , que eram réplicas perfeitas de Carros da época como :

- Caminhões da Chevrolet

- Caminhões da Ford

- Caminhões da F.N.M. ( o velho FENEMÊ , da Fábrica Nacional de Motores )

Essas réplicas , eram o sonho de consumo de qualquer criança ou pré - adolescentes do final dos anos 50 e início dos anos 60 em Itabaiana .

Os piões fabricados por Mané Inês e Mané Risada .

As Broas , Suspiros , Sonhos e Cocorotes , fabricados por Madalena e vendidos em seu famoso tabuleiro no Mercado Velho .

O Mungunzá e o Doce Americano de Seu Luís do Mungunzá...

... E tantas outras coisas boas e simples , que com o passar do tempo , tendem a cair no esquecimento , se não aproveitarmos uma tarde chuvosa ou uma roda de velhos amigos para colocar em dia ESSAS LEMBRANÇAS .

É hora de retornar da Tourneé ! Após limpar e escovar essas reminiscências , guardemos novamente esses tesouros do nosso passado . As Lembranças e Saudades dessas coisas , nos ajuda a viver .

O que é SAUDADE ,afinal ?

É um agregado abstrato de lembranças, que teimam em nos visitar Ciclicamente , principalmente , quando chegamos ao Outono e Inverno de nossas vidas...

Já notaram , que a Saudade , é mais Intensa em quem tem Muito Passado e Nem tanto Futuro ?

Saudade , tem muito a ver com música ! Tanto é , que quase todo mundo , inconscientemente têm guardada em sua memória , a Trilha Sonora de Sua Vida .

Eu , por exemplo , quando escuto a Grande Música dos anos 50, 60 e 70 , parece , que revivo os Grandes Momentos daquela época .

Sempre relaciono fatos e pessoas , com Música ! O mesmo , ocorre com bons filmes , com os quais , nos identificamos .

A partir dos anos 80 , a Canção , deixou de existir , perdeu a sua essência , a sua beleza . Pouca coisa se aproveita em termos de música dos anos 80 para cá !

INFELIZMENTE ...

JOSÉ BARBOSA DE LUCENA

( DR . DEDÉ )