segunda-feira, maio 27, 2024

Cláudio Neto lidera com 44,6% e Sinval tem 28,6%, em Itabaiana.

O vice-prefeito de Itabaiana, Cláudio Neto (Republicanos), lidera, com 44,6%, as intenções de votos para sucessão no município. É o que mostra levantamento realizado pela Opinião Pesquisas Socias, divulgado na noite desta sexta-feira (24) pelo Portal MaisPB e Programa Hora H, na Rede Mais Rádios. Na pesquisa estimula, quando são sugeridos os nomes dos postulantes à sucessão municipal, José Sinval (MDB), candidato da oposição, aparece com 28,6% da preferência do eleitorado de Itabaiana. Branco, nulo e nenhum somam 5,4%, enquanto indecisos ou não sabem são 21,4% dos eleitores. ---Cláudio Neto também lidera pesquisa espontânea --- A Opinião Pesquisas Sociais também sondou o cenário espontâneo (quando o entrevistador não apresenta nomes). Assim como foi na pesquisa estimulada, Cláudio Neto, nome apoiado pelo atual prefeito Doutor Lúcio Flávio Costa (PSB), também lidera com 25,7% das menções. Em segundo lugar, o emedebista Sinval é citado por 18,6% dos entrevistados. Mesmo fora da disputa, o prefeito reeleito Dr. Lúcio é lembrado por 8,3% dos eleitores. Branco, nulo ou nenhum são 4,3%, enquanto 43,1% dizem estar indecisos ou ainda não sabem em quem votar para prefeito de Itabaiana nas eleições deste ano. --- 
 

--- Cláudio Neto detém maior certeza de voto --- 

 Na pesquisa divulgada pelo Portal MaisPB, a Opinião Pesquisas Sociais quis saber do eleitor do município qual o nível de certeza de voto dos eleitores entre os concorrentes. Entre os entrevistados, 36,6% dos eleitores de Itabaiana dizem ter certeza de votar em Cláudio Neto para prefeito, 26,3% admitem que poderiam votar no candidato, enquanto 24,3% afirmma que não votariam no vice-prefeito de jeito nenhum, já 6,9% não o conhecem o suficiente para analisar e outros 5,9% não sabem ou não responderam ao questionamento. O oposicionista José Silva tem a certeza do voto de 23,7% dos entrevistados. Já 23,1% consideram que podem votar no emedebista, enquanto 41,7% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Nesse cenário, 4,9% responderam que não conhecem Sinval o suficiente e 6,6% dos entrevistados não sabem ou não responderam. 

--- Dados técnicos da pesquisa --- 
 Realizada entre os últimos dias 16 e 17 de maio, a pesquisa Opinião/Rede Mais está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-08864/2024 e ouviu 350 eleitores da zona rural e urbana de Itabaiana. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas com os eleitores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Açude das Pedras, Alto Alegre, Anel Viário, Antônio Mariz, Botafogo, Centro, Costa e Silva, Dr. Aglair da Silva, José Bandeira Júnior, José Justino de Paiva, Jucuri, Justino Cabral de Melo, Luiz Saraiva de Araújo, Luiz Félix de Almeida e nos Distritos de Guarita e Campo Grande. Na zona rural, as entrevistas foram realizadas nas comunidades de Almir Muniz, Alto da Boa Esperança, Chã do Cavaco, Furnas dos Caboclos, Gameleira, Lagoa de Cariatá, Lagoa do Rancho, Macaípe, Macaípe de Cima, Manoel de Matos, Mendonça dos Moreiras, Pernambuquinho, Porto de Canoa, Riacho do Mogeiro, Sítio Novo, Sítio Novo dos Ritas, Teju e Urnas. 

--- Itabaiana – “A Rainha do Vale do Paraíba” --- Conhecida como a “Rainha do Vale do Paraíba, Itabaiana tem 23 mil habitantes, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A cidade polariza a região metropolitana composta ainda pelos municípios de Juarez Távora, Juripiranga, Gurinhém, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Pilar, Caldas Brandão, Ingá e Riachão do Bacamarte. Cobertura das eleições 2024 A Rede Mais e a Opinião Pesquisas renovaram a parceria firmada desde 2016 para uma série de pesquisas eleitorais sobre a sucessão municipal na Paraíba. O projeto integra a cobertura especial para as Eleições de 2024, quando os eleitores das 223 cidades paraibanas irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Os levantamentos realizados pela Opinião são divulgados simultaneamente pelo Portal MaisPB e Programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, para 25 emissoras em conexão com a Rede Mais Rádio, tendo a Rádio POP FM 89.3 em João Pessoa, como cabeça de rede, e em Campina Grande a POP Cariri 101,1 FM. Instituto Opinião – Com quase três décadas de experiência no mercado, a Opinião, sediado em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016, sempre com níveis máximos de acertos nas estatísticas e tendências. Portal MaisPB – Fundado em 2010, o Portal MaisPB está há 14 anos consolidado no segmento da mídia digital. Pelo conteúdo relevante e linha editorial de credibilidade, alcançou uma das maiores audiências mensais do mercado de comunicação e solidificou o reconhecimento na cobertura do cotidiano da Paraíba e da política estadual.