Levantamento nacional realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado na manhã desta quarta-feira (19), mostra que o declínio da imagem do presidente Lula (PT) é ainda maior do que mostraram pesquisas anteriores.
=De acordo com o Paraná Pesquisas, já são 55% dos brasileiros que desaprovam o governo Lula, enquanto apenas 42% o aprovam. Com isso, a diferença entre os que desaprovam e os que reprovam o governo Lula chegou a expressivos 13 pontos percentuais.
Também impressionam os números detalhados do crescimento da rejeição ao petista. Do total de entrevistados, 45% avaliam o governo Lula como “ruim” (9,2%) e “péssimo” (35,8%), em contraposição a apenas 28,8% que consideram sua administração “ótima” (9%) e “boa” (19,8%, em uma diferença desfavorável ao petista de 16,2 pontos percentuais.
=Lula perde de goleada nas regiões: 4×1
Separando a pesquisa entre as regiões, observa-se forte desaprovação de Lula nas regiões Norte, Centro Oeste, Sudeste e Sul, enquanto apenas no Nordeste seus números de aprovação diminuíram, mas ainda sao maiores que o da reprovação.
=No Norte e no Centro Oeste, quase dois terços dos brasileiros destas regiões reprovam Lula, 59,4% a 36.
=Nos Estados do Sudeste, onde se encontram Estados mais populosos, como São Paulo e Minas Gerais, 58,5% reprovam e 39,4% aprovas. =Já no Nordeste, Lula é aprovado por 55% e reprovado por 42%. Nunca essa diferença entreaprovação e reprovação de Lula no Nordeste esteve tão próxima. =De acordo com o levantamento, Lula é fortemente desaprovado em todas as faixas etárias, atingindo o máximo d4 62% de repulsa entre os eleitores de 24 a 35 anos. Somente na faixa etária superior aos 60 anos, 51,9% o aprovam e 43,6 o rejeitam. =Considerando o recorte de escolaridade, somente os brasileiros com no máximo o ensino fundamental aprovam o governo do atual presidente, na relação 51% x 45,3% dos que o reprovam. O governo Lula é desaprovado majoritariamente por todos que frequentaram os bancos escolares, seja no ensino médio (59,2% )de rejeição ou de nível superior (62,7%).