O jovem que foi morto após invadir o recinto da leoa no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa, na manhã deste domingo (30), foi identificado. Conhecido como “Vaqueirinho”, Gerson de Melo Machado, de 19 anos, tinha cerca de 16 passagens pela polícia e era acompanhado pelo Conselho Tutelar de Mangabeira desde os 10 anos de idade. A família do jovem tinha histórico de transtornos mentais e a mãe foi destituída da guarda dele e de mais quatro irmãos por incapacidade devido a esquizofrenia grave.
Segundo a conselheira tutelar, Verônica de Oliveira, Gerson apresentava traços de transtornos psiquiátricos desde a infância, mas não teve a assistência necessária do estado para receber o laudo e tratamento adequados, recebendo um diagnóstico apenas ao entrar no sistema socioeducativo. Verônica ainda relatou que o jovem dizia sonhar em ir para um safari na África, onde domaria os leões.
Para entrar no recinto, Gerson escalou uma parede de cerca de seis metros, ultrapassou a cerca de segurança e desceu por um coqueiro ao encontro da leoa, onde foi atacado e morto.
Veterinário explica estado da leoa após ataque a homem no Parque da Bica
Após o incidente, a Bica foi fechada para visitação até o fim das investigações. Em nota, o Parque Arruda Câmara afirmou que as devidos protocolos em relação à leoa foram iniciados e que o sacrifício do animal nunca foi cogitado.
Confira a nota na íntegra:
“A Leona, a leoa do Parque Arruda Câmara, está bem e continuará recebendo todos os cuidados necessários.
Após o incidente, ela foi imediatamente avaliada pela equipe técnica e segue em observação e acompanhamento contínuo, já que passou por um nível elevado de estresse.
É importante reforçar que em nenhum momento foi considerada a possibilidade de eutanásia.
A Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados.
A equipe da Bica, médicos veterinários, tratadores e técnicos está dedicada integralmente ao bem-estar da Leona, garantindo que ela fique bem, se estabilize emocionalmente e retome sua rotina com segurança.“
