domingo, março 18, 2012

Ronaldo completa 76 anos em casa neste domingo...

Hoje 18/03/2012 completa exatamente 76 anos o poeta, líder político e pai Ronaldo Cunha Lima. Natural de Guarabira, filho de Demóstenes Cunha Lima e dona “Nenzinha”, formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, enfrenta atualmente graves problemas de saúde. Ronaldo foi vereador pelo PTB (942 votos), prefeito, deputado estadual (1962) e federal, governador (1990, derrotando Wilson Braga) e senador. Até chegou a ser cogitado, quando então seu nome constava como membro filiado ao PMDB, para compor a chapa de vice-presidente da República juntamente com Orestes Quércia.

Como advogado, redigiu petições em estilo poético, algumas imortalizadas como a do habeas-pinho, requerimento que fez para a soltura de um violão apreendido em barulhenta serenata. O juiz Arthur Moura deferiu o pedido também recorrendo a versos. Gazeteiro, garçon, apontador de obras, auxiliar de tabelião no fórum de Campina Grande, Ronaldo demonstrou irresistível vocação política no trato fácil com os eleitores.

Em inusitada entrevista ao blog do jornalista Marcos Alfredo, respondendo em versos a perguntas que seguiam a mesma vertente, Ronaldo assim respondeu, quando indagado sobre o que reformaria na vida, se pudesse voltar no tempo: “A minha vida, escrita em livro aberto, com poucos erros e plurais acertos, embora me esmerasse nos consertos, eu a vivi de coração aberto; pedi perdão nos erros e, decerto, apesar dos percalços e das dores, por meus acertos não pedi louvores, mas se o tempo voltasse à minha estrada, eu seria bem mais para quem tem nada, seria bem mais fértil nos favores”.

Professor Valmi Camilo