A maior parte dos cursos superiores oferecidos em instituições paraibanas e que estão entre os mais bem avaliados do Brasil está concentrada em universidades públicas. Dos 30 cursos que receberem notas altas e muito altas, 22 são da rede pública e oito do sistema privado de ensino. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Todos esses cursos superiores estão nas faixas mais altas de desempenhos do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
Esse indicador está diretamente relacionado ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Nessa edição, foram analisados cursos nas áreas de administração, comunicação, financeira, jurídica, saúde e social. Pela lógica do levantamento, as notas de número 5 são as melhores, chamadas de “muito altas”. Já as notas de número 4 são consideradas “altas”.
Na Paraíba, seis cursos superiores (dentro do levantamento) têm notas muitos altas. Veja na tabela abaixo quais são eles, quais universidades os oferecem e quais cidades estão localizados.
Administração, UFPB, João Pessoa;
Direito, UFPB, João Pessoa;
Psicologia, UFPB, João Pessoa;
Ciências contábeis, Centro Universitário (Uniesp), João Pessoa;
Tecnologia em gestão pública, UFPB, João Pessoa;
Jornalismo, UFPB, João Pessoa.
Dos seis cursos avaliados com notas mais altas, cinco são oferecidos na rede pública federal de ensino. Por outro lado, apenas um ofertado por uma instituição particular.
Também no estado, 24 cursos têm notas altas. Veja na tabela abaixo quais são eles, quais universidades os oferecem e quais cidades estão localizados.
Psicologia, UEPB, Campina Grande;
Direito, UEPB, Campina Grande;
Administração, UEPB, Campina Grande;
Ciências contábeis, UEPB, Campina Grande;
Serviço social, UEPB, Campina Grande;
Direito, UEPB, guarabira;
Ciências contábeis, UFPB, João pessoa;
Serviço social, UFPB, João pessoa;
Administração, UFCG, Campina Grande;
Administração, UFPB, Bananeiras;
Turismo, UFPB, João Pessoa;
Tecnologia em Design de Interiores, IFPB, João Pessoa;
Direito, Faculdade Internacional da Paraíba, João Pessoa;
Ciências contábeis, UFPB, Mamanguape;
Tecnologia em gestão comercial, FPB, João Pessoa;
Tecnologia em design de moda, Unipê, João Pessoa;
Tecnologia em design gráfico, IFPB, Cabedelo;
Psicologia, UFCG, Campina Grande;
Direito, UFPB, Santa Rita;
Relações internacionais, UFPB, João Pessoa;
Tecnologia em gestão de recursos humanos, Unipê, João Pessoa;
Tecnologia em gestão de recursos humanos, Faculdade Rebolças, Campina Grande;
Tecnologia em gestão comercial, Uniesp, Cabedelo;
Tecnologia em gestão financeira Uniesp, Cabedelo.
Dos 24 cursos superiores avaliados com notas altas, 17 são oferecidos por instituições públicas, da rede federal e estadual de ensino. Outros sete são ofertados em universidades privadas.
Com isso, a Paraíba é 5º estado do Nordeste com mais cursos bem avaliados e também o 5º pior, já que a região possui nove estados.
Em todo o país, levando em consideração todos os 26 estados mais o Distrito Federal, a Paraíba ocupa a 17ª posição na lista de cursos superiores com mais qualidade.