Prefeita abandona a Universidade Aberta a Distância, que comporta as universidades da UFPB e UFPE oferecendo diversos cursos a distância na modalidade virtual.
Hoje o pólo está ameaçado de fechar, pois devido às inúmeras denuncias de abandono, descasos e falta de compromisso com a Educação por parte do município, o MEC suspendeu vestibular para o pólo de Itabaiana, tirando assim a oportunidade dos cidadãos Itabaianense, trabalhadores que não dispõe de tempo e condições de freqüentar uma faculdade fora da cidade.
Mesmo esse pólo tendo sido motivo de orgulho e extravagantes exibições de conquista em campanhas eleitoral, e divulgação em emissoras de rádios, hoje é motivo de tristeza e de revolta.
O pólo é uma instituição federal que Itabaiana recebeu, quando firmou convenio comprometendo-se em manter a instituição, oferecendo o prédio e sua manutenção.
Não foi o que aconteceu, a gestora esqueceu-se deste compromisso e deixou ao descaso uma obra tão importante para a população Itabaianense. Deixando o fornecimento de internet ser interrompida inúmeras vezes por falta de pagamento, além da falta de profissionais da limpeza e manutenção. Não ofereceu o menor suporte e o pólo vem se mantendo aberto em condições mínimas e precária, afugentando os estudantes com tamanho descaso. Muitos acadêmicos lutam sozinhos, ou seja, aqueles que puderam comprar um computador deram continuidade ao curso, e quem não Possui este meio de comunicação que viabiliza a permanência no curso, desistiram do sonho no meio do caminho.
Já faz muito tempo que os alunos vêm exigindo da prefeita, providências cabível para evitar o fechamento do pólo e ela ignora, se faz de muda e surda.
Chegou à hora da senhora prefeita dar uma satisfação a população. Como ela fazia no período de campanha, quando usou os meios de comunicação para dizer aos ouvintes que recebeu abraços e enxugou lágrimas de estudante que demonstravam felicidade por ter oportunidade de cursar uma faculdade .
E agora? Será que ela vai enxugar as lágrimas de tristeza e de revolta destes estudantes? Ou vai distribuir lenços pretos para enxugar as lágrimas em sinal luto, pelo o que Itabaiana perdeu? Ou distribuir chapéu de palha para esconder o rosto dos oprimidos de um dia ter acreditado na ilusão que uma professora pensaria com carinho na educação.
Os opressores, falsamente generosos, têm necessidade para que a sua "generosidade" continue tendo oportunidade de realizar-se, da permanência da injustiça.
Paulo Freire