O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) está iniciando as atividades para a implantação do programa etapa 2012/2013 em dois municípios do Vale do Paraíba: Itabaiana e Juripiranga, pertencentes a 12ª Regional de Ensino.
O Projovem Urbano atenderá jovens com faixa etária entre 18 a 29 anos, que possuam ensino fundamental incompleto, assim serão atendidos na modalidade educação de jovens e adultos (EJA).
O programa tem a iniciativa do Governo Federal com execução da Secretaria de Estado da Educação, foram selecionadas escolas em Itabaiana e Juripiranga. Em Itabaiana a Escola Estadual Dr. Antonio Batista Santiago, localizada no Alto Professor Maciel, atenderá 6.314 jovens e tem como diretora a professora Rosane Maria de Almeida. Já na cidade de Juripiranga a Escola Estadual Teonas da Cunha Cavalcanti, situada à Rua Senador Rui Carneiro, atenderá 3.498 jovens.
De acordo com Maria Auxiliadora, gerente da 12ª regional de educação, o estado estará expandindo este ano o “Proeja”, que tem como perspectiva a proposta de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de educação de jovens e adultos, buscando superar a dualidade entre trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho em uma perspectiva criadora para jovens e adultos.
Segundo Auxiliadora, a principio as escolas beneficiadas serão aquelas que oferecem cursos profissionais para o ensino médio regular no diurno, aproveitando a estrutura já existente na escola. Aqui em Itabaiana a escola selecionada para implantação do Proeja neste semestre foi a Escola Dr. Antonio Batista Santiago.