segunda-feira, maio 26, 2014

Parabéns Rainha do Vale 123 anos

Conhecida como Rainha do Vale do Paraíba nossa cidade completa hoje aniversário de emancipação política, 123 anos tendo tido sua origem colonizadora em Maracaípe, em 1663 passou de povoado a Vila, emancipando-se politicamente em 26 de maio de 1891, através do decreto n° 14 no governo de Venâncio Neiva. A cidade de Itabaiana localiza-se no agrupamento das regiões do Agreste e Brejo Paraibano e na Microrregião Agropastoril do Baixo Paraíba, tem uma área de 20 quilômetros quadrados, limitando-se ao norte com os municípios de Gurinhém, São José dos Ramos, Pilar e Mogeiro e ao sul com Juripiranga e Salgado de São Félix. 

Com uma população de aproximadamente 26.248 habitantes, iniciou-se economicamente com a agricultura e pecuária o grande progresso veio com a feira de gado em 1864 ficando conhecida como a maior do estado. Atualmente contamos com um comércio bastante diversificado em expansão com total infraestrutura, abrigando lojas de diversos segmentos, rede hoteleira, gastronômica, turismo e uma feira que inspirou a mais bela música que nosso filho ilustre Sivuca encantando internacionalmente “Feira de Mangaio”. Terra de gente hospitaleira é berço de nomes conhecidos até mesmo internacionalmente, como Wladimir Carvalho, Zé da Luz, Abelardo Jurema, Otto Cavalcanti, Damião Ramos, Luiz Ferreira da Silva. 

No que se refere à música seu potencial é enorme, o grande mestre Sivuca e outros nomes já compõe o repertório de músicos da cidade como Adeildo Vieira, Aracílio Araújo que já romperam barreiras internacionais, inspirando os novos artistas como Wagner Lins, Zemir dos Teclados, grupo Pinga Pura e BMW, além de bandas marciais e fanfarras. 

Na arte cinematográfica o cineasta Wladimir Carvalho destacando-se como o maior documentarista do Brasil atualmente, sempre que pode visita à terra natal, incentivando espaços representativos como o Ponto Cantiga de Ninar e Associação Memória Viva. 

Não podemos falar em cinema sem lembrar-se de grandes fotógrafos do passado como seu Wilsom e Belmar, hoje temos nomes como Marconi Lucena, Iran, Marcelo, Tony, Chico, Arlen Cézar entre outros. Nossa Rainha do Vale é recheada de nomes que só nos engrandecem servindo de inspiração a novas gerações, no presente os escritores como Fábio Mozart e poetas como Orlando e Agenor Otávio, Edriano, Professor Josafá, Antônio Costa e Jessier Quirino brilhantemente representando à cultura popular, que já é reconhecida na cerâmica de Nevinha, as rendeiras de Zefa de Porcina ao Café Sivuca. Itabaiana é reconhecida por suas fachadas arquitetônicas, ponte de Guarita, Coreto, Igreja Matriz, banhada pelo rio Paraíba que já presenciou inúmeras enchentes famosas por natureza. Nossas festas a exemplo do tradicional Carnaval e São João, nossa gente, nosso clima e nossa hospitalidade encantam seus filhos legítimos e os de coração. 

Hoje é dia de darmos as mãos, exercer livremente nossa cidadania, desejarmos um desenvolvimento estrutural, social e cultural, visando um futuro prospero e independente de partido político, religião, raça e cor. Nossa Rainha do Vale está aniversariando é esse espírito que devemos ter no dia de hoje, com alegria parabenizar nosso berço, que acolhe seus filhos e acalenta seus corações. 

PARABÉNS ITABAIANA!!! Socorro Almeida/ DRT-3467-PB