Conhecida como Rainha do Vale do Paraíba nossa cidade completa hoje aniversário de emancipação política, 123 anos tendo tido sua origem colonizadora em Maracaípe, em 1663 passou de povoado a Vila, emancipando-se politicamente em 26 de maio de 1891, através do decreto n° 14 no governo de Venâncio Neiva. A cidade de Itabaiana localiza-se no agrupamento das regiões do Agreste e Brejo Paraibano e na Microrregião Agropastoril do Baixo Paraíba, tem uma área de 20 quilômetros quadrados, limitando-se ao norte com os municípios de Gurinhém, São José dos Ramos, Pilar e Mogeiro e ao sul com Juripiranga e Salgado de São Félix.
Com uma população de aproximadamente 26.248 habitantes, iniciou-se economicamente com a agricultura e pecuária o grande progresso veio com a feira de gado em 1864 ficando conhecida como a maior do estado. Atualmente contamos com um comércio bastante diversificado em expansão com total infraestrutura, abrigando lojas de diversos segmentos, rede hoteleira, gastronômica, turismo e uma feira que inspirou a mais bela música que nosso filho ilustre Sivuca encantando internacionalmente “Feira de Mangaio”. Terra de gente hospitaleira é berço de nomes conhecidos até mesmo internacionalmente, como Wladimir Carvalho, Zé da Luz, Abelardo Jurema, Otto Cavalcanti, Damião Ramos, Luiz Ferreira da Silva.
No que se refere à música seu potencial é enorme, o grande mestre Sivuca e outros nomes já compõe o repertório de músicos da cidade como Adeildo Vieira, Aracílio Araújo que já romperam barreiras internacionais, inspirando os novos artistas como Wagner Lins, Zemir dos Teclados, grupo Pinga Pura e BMW, além de bandas marciais e fanfarras.
Na arte cinematográfica o cineasta Wladimir Carvalho destacando-se como o maior documentarista do Brasil atualmente, sempre que pode visita à terra natal, incentivando espaços representativos como o Ponto Cantiga de Ninar e Associação Memória Viva.
Não podemos falar em cinema sem lembrar-se de grandes fotógrafos do passado como seu Wilsom e Belmar, hoje temos nomes como Marconi Lucena, Iran, Marcelo, Tony, Chico, Arlen Cézar entre outros. Nossa Rainha do Vale é recheada de nomes que só nos engrandecem servindo de inspiração a novas gerações, no presente os escritores como Fábio Mozart e poetas como Orlando e Agenor Otávio, Edriano, Professor Josafá, Antônio Costa e Jessier Quirino brilhantemente representando à cultura popular, que já é reconhecida na cerâmica de Nevinha, as rendeiras de Zefa de Porcina ao Café Sivuca. Itabaiana é reconhecida por suas fachadas arquitetônicas, ponte de Guarita, Coreto, Igreja Matriz, banhada pelo rio Paraíba que já presenciou inúmeras enchentes famosas por natureza. Nossas festas a exemplo do tradicional Carnaval e São João, nossa gente, nosso clima e nossa hospitalidade encantam seus filhos legítimos e os de coração.
Hoje é dia de darmos as mãos, exercer livremente nossa cidadania, desejarmos um desenvolvimento estrutural, social e cultural, visando um futuro prospero e independente de partido político, religião, raça e cor. Nossa Rainha do Vale está aniversariando é esse espírito que devemos ter no dia de hoje, com alegria parabenizar nosso berço, que acolhe seus filhos e acalenta seus corações.
PARABÉNS ITABAIANA!!! Socorro Almeida/ DRT-3467-PB