quarta-feira, maio 27, 2015

SALGADO: Sec. de Assistência realiza l Conferência do Idoso.








A Secretaria de Assistência Social de Salgado de São Félix, através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou nesta manhã de quarta-feira, dia 27 de maio, a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa na Escola Eunice Barbosa no horário de 08 às 11:40,abordando o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. 

A Presidenta do Conselho Municipal do Idoso de Salgado, 1ª Dama Patrícia Marsicano, ressaltou que a Conferência é um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção ao idoso, e de conferir e avaliar o que está sendo realizado. É essencial que usuários de entidades governamentais e não governamentais participem. “Queremos ouvir os principais interessados, os idosos, e suas atuações na busca da defesa de seus direitos”, destaca a Presidenta do Conselho Municipal de Salgado.. De acordo com a Secretária de Assistência Social Elisabet Cristina Vice-Presidenta do Conselho Municipal do Idoso ,ela destaca que o evento é um espaço de discussão para o empoderamento da pessoa idosa. “A pessoa idosa tem que conhecer os seus direitos. Ela precisa se tornar protagonista da sua história, pois ao ser protagonista, ela se empodera, consegue falar mais, denunciar mais, tem consciência da sua situação”, afirma a Secretária Elisabet Cristina. 

 A Gerente Operacional da rede de Proteção Especial da Paraíba e Membro do Conselho Estadual do Idoso na Paraíba, Gabryelle Tayane,muito satisfeita por está em nosso município participando como ministrante da Conferência,ela ressaltou que estes encontros são um mecanismo de gestão da política social. “As conferências são fundamentais para orientar os gestores públicos, dirigentes e em especial as pessoas idosas, sobre as prioridades e estratégias mais adequadas para o enfrentamento das mais diversas questões e demandas da velhice e do envelhecimento”.Falou Gabryelle Tayane. Durante a conferência, ocorreram oficinas para discutir os seguintes eixos temáticos: Gestão–Programas, projetos e ações; Financiamento (mecanismos e instrumentos); Participação (conselhos, fóruns, dentre outros) e; Sistema de Garantia de Direitos Humanos. Na ocasião também foram eleitos os delegados, Ana de Souza Neves e Maria da Paz Ferreira. Assessoria de Comunicações.