quarta-feira, junho 10, 2015

Só seis municípios paraibanos tiveram os planos de educação...


transformados em Lei... Entre as seis cidades está SALGADO DE SÃO FÉLIX, (secretário municipal de educação ADJAILSON ANDRADE)...

Perto do fim do prazo para a aprovação dos Planos de Educação Municipais e Estaduais pelas Câmaras Municipais e Assembleias do país, cuja data prevista é o próximo dia 24, apenas seis dos 223 municípios paraibanos estão com a Lei sancionada com diretrizes para o setor pelos próximos 10 anos. Foram eles: Santa Cruz, Santa Terezinha, Lucena, Gurinhém, Caldas Brandão e Salgado de São Félix. Já 14 prefeituras estão com a Lei aprovada e a espera de sanção, como determina o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o acompanhamento divulgado pelo MEC, os demais municípios da Paraíba estão com o Projeto de Lei que trata do tema em andamento: dois municípios estão com o diagnóstico do Plano de Educação concluído, 40 estão com a base do documento elaborado, 51 estão com consulta pública realizada, 58 estão com o Projeto de Lei elaborado e 52 municípios já enviaram o Projeto de Lei ao Poder Legislativo para 
regulamentação da Lei, a exemplo do que acontece com o Plano de Educação do Estado.

Segundo o secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo paraibano que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a área já está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALPB). O documento foi publicado no dia 20 de abril no portal do Governo do Estado para consulta pública e esteve aberto para receber as contribuições da população até o último dia 6 (segunda-feira).

Os planos municipais e estaduais são parte essencial do plano nacional, pois são o principal instrumento para fazer cumprir as 20 metas previstas, que abrangem desde a creche até a universidade. A eles cabe adaptar as estratégias do plano nacional às realidades regionais e garantir a continuidade das ações. Para acompanhar a situação dos planos, basta acessar o portal do MEC: