sábado, setembro 19, 2015

MPF apura desvios e fraudes em prefeituras da Paraíba.

Dez inquéritos são abertos para investigar fraudes em habitação, saúde e previdência... Denúncias de venda de 'notas frias', fraudes em licitação e não recolhimento do INSS e Pasep, bem como desvios de verbas de habitação e saúde levaram o Ministério Público Federal a abrir dez inquéritos civis públicos contra empresários, prefeito e ex-prefeitos de municípios da Paraíba. Em Juazeirinho, no Seridó, o procurador da República Bruno Galvão instaurou inquérito para apurar “possíveis irregularidades no âmbito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf ) do município de Juazeirinho, supostamente praticadas pelo gestor daquela urbe, Jonilton Fernandes Cordeiro”. Galvão também converteu uma Notícia de Fato em inquérito civil, a fim de “apurar o pagamento indevido de próteses dentárias adquiridas pelo município de Juazeirinho, com recursos federais do Pro- grama Brasil Sorridente”. No Sertão, o procura- dor Djalma Gusmão Feitosa instaurou inquérito com o objetivo de apurar supostas irregularidades na execução de convênio no valor de R$ 1 milhão cujo objeto é a Melhoria Habitacional para Controle de Doença de Chagas no Município de Joca Claudino. Em outro inquérito, o MPF vai investigar “ato de improbidade administrativa praticado no município de Nazarezinho, na execução do objeto do Convênio 2820/2006 (Siafi 591124), firmado com a Funasa, cujo objeto consistiu na construção de 122 Módulos Sanitários Domiciliares". Também em Nazarezinho, a MPF vai apurar possíveis irregularidades no atraso nas obras da quadra de esportes no bairro Lindolfo Pires. Em outro inquérito é investigado “possível ato de improbidade administrativa praticada por ex-gestores do município de Cajazeiras, que, em tese, deixaram de fazer o repasse dos recolhimentos do Pasep e contribuições Previdenciárias Patronais”.

Emissão de notas frias...
Ainda no Sertão, o MPF converteu o procedimento preparatório em inquérito civil, “instaurado a fim de apurar possível fraude ao INSS, por parte da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha”. Em Marizópolis, são investigadas denúncias de possíveis irregularidades na locação de veículos, gastos abusivos em obras e irregularidades em processos licitatórios. No Cariri, o procurador Tiago Misael Martins abriu inquérito para com o objetivo de “apurar denúncia sobre suposta malversação de recursos públicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no município de Prata”. No Curimataú, foi instaurado inquérito para “apurar eventuais ilicitudes ocorridas no âmbito das licitações nº 007/2011 e 015/2012, realizadas pela Prefeitura Municipal de Nova Floresta”. Já o procurador da Repú- blica Tiago Misael Martins converteu a Notícia de Fato em inquérito “para apurar relativamente à notícia de venda de notas fiscais `frias ́ emitidas, no Sertão, pelos empresários Oséas da Costa Fernandes e Josenilza da Costa Fernandes.
===
Tribunal investiga denúncias de irregularidades em Mari... 
Equipamentos doados pela Secretaria de Estado da Educação para a prefeitura de Mari teriam sido desviados para a propriedade particular do prefeito Marcos Martins (PSB). Através de um esquema de fraude em licitação com uma empresa chamada Xand's Comercial de Alimentos, os bens teriam sido vendidos novamente à prefeitura com 'notas frias'. Esta e outras fraudes foram denunciadas ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE- PB). Conforme a denúncia, em fevereiro deste ano, a prefeitura de Mari recebeu em doação uma série de equipamentos (ar -condicionado, mesas, fogão e ventiladores) para melhorias do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). Os bens, entretanto, nunca chegaram ao destino porque teriam sido levados em dois caminhões para a propriedade de Marcos Martins, na zona rural do município. Parte desses equipamentos, alega Severino Ramos, que protocolou a denúncia, teria sido objeto de uma transação de compra e venda entre a prefeitura de Mari e a empresa Xand's Comercial de Alimentos. Procurado, o prefeito não foi encontrado para comentar a denúncia.