sábado, novembro 14, 2015

Eleições 2016: Medicina abre porta para política na Paraíba.

Na UFPB. Professor do CCS revela que metade de seus alunos pensa em direcionar profissão para as prefeituras... 

Com a proximidade do ano eleitoral de 2016, profissionais da saúde se mobilizam para disputar prefeituras e vagas em Câmaras Municipais da Paraíba...

Em contato com a reportagem do Correio, um médico e professor ligado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revelou seu desencanto com alunos procedentes do interior do Estado, que estão se preparando profissionalmente com o intuito de ingressar na carreira política partidária. Conforme o professor, pelo menos metade dos seus alunos no curso de medicina pensa em se formar para disputar as eleições nas suas cidades de origem. Segundo ele, existem dois tipos de alunos. O desencantado e aquele que faz medicina com o intuito de tornar a profissão apenas um item no seu currículo, já que seu interesse é apenas político. O aluno que faz medicina apenas para constar no currículo, segundo o médico, já sabe que vai usar a profissão como barganha eleitoral. Já o desencantado é aquele estudante que se apaixona (de início) pela medicina e vai se desinteressando no decorrer do curso, porque se sente desvalorizado. Então, decide que precisa seguir outra carreira e opta pela mais fácil, a política. De acordo com o profissional, há casos de famílias inteiras que optam pela medicina direcionada para a política. Sem citar nomes, ele lembrou o caso de quatro irmãos filhos de um casal que trabalha no Banco do Brasil. Os quatro estudavam direito e resolveram trocar de curso para, no futuro, aliar a profissão à política. Todos resolveram estudar medicina. “Vão atuar profissionalmente para ganhar votos”, disse o professor.

Mobilização para as eleições: 
O depoimento do profissional da UFPB é reforçado por levantamento feito pelo Correio, que aponta o envolvimento direto de médicos na política partidária a partir da Capital. A verdade é que médicos estão se mobilizando para disputar as eleições na Paraíba em 2016. Na Capital, o deputado federal Manoel Junior já anunciou que estará na disputa. Médico experiente, Manoel Júnior já foi prefeito de Pedras de Fogo e vice-prefeito de João Pessoa. Agora, acredita Manoel Junior, estaria chegando a hora de administrar a Prefeitura da Capital. Outro médico que sempre é lembrado nas disputas para prefeito é Ítalo Kumamoto. Até agora, ele não se manifestou se pretende ou não disputar as próximas eleições.

Nove médicos numa só família no Sertão: 
Em vários municípios, os médicos que já foram prefeitos estão na cena política com o objetivo de influenciar na sucessão, mantendo seu grupo no poder, ou tentando retornar. Em São Mamede, por exemplo, há um fato curioso. O ex-vice-prefeito do município e ex-prefeito de Santa Luzia, o ginecologista Uumberto Marinho, tem quatro filhos médicos: anestesista (Umberto Jefferson), dermatologista (Umberto Joubert), pediatra (Umberto Filho) e ortopedista (Umberto Jansen). Todos são casados com médicas. E a mãe deles é enfermeira. Detalhe: se a família inteira resolver consultar a população de São Mamede, que é de 7,7 mil habitantes, todas as pessoas com problemas de saúde seriam atendidas em um só dia. A família Marinho é ativa politicamente. Ao que tudo indica, o anestesista Umberto Jefferson será o escolhido para disputar a prefeitura de São Mamede contra o candidato do atual prefeito, Francisco das Chagas, que também é médico e tem uma fi lha médica que poderá seguir a carreira política.

Nomes em CG, Patos e Princesa: 
Vários médicos já estão com seus nomes nas ruas. Em Campina Grande, a ex secretária de Saúde, médica Tatiana Medeiros, alimenta a esperança de se candidatar a prefeita mais uma vez. Também em Campina Grande, o médico Metuzelá Agra, que é vereador e está licenciado, deve disputar a reeleição. Em Lagoa Seca, o médico e ex-prefeito Edvardo Herculano, pode enfrentar mais uma campanha. Na cidade de Patos, devem estar na disputa os ortopedistas Dinaldo Wanderley Filho, Ivanes Lacerda e Fernando Jucá. O deputado Dinaldo Filho deve ser candidato a prefeito. Os vereadores Ivanes Lacerda e Fernando Jucá disputarão a permanência na Câmara. Em São José de Espinharas, o médico Renê Caroca vai disputar a reeleição. Perto de Patos, o ginecologiosta Egilmário Bezerra pensa em voltar a se candidatar a prefeito de Cacimba de Areia. Em Santa Terezinha, na Região Metropol itana de Patos, o ex-prefeito José Afonso Gayoso é médico e já está com seu nome nas ruas na pré-campanha para prefeito. No município de Areia, especula-se que o médico e ex-prefeito Elson Cunha Lima pretende disputar as próximas eleições. A mesma coisa ocorre em São João do Rio do Peixe, onde o médico e ex-prefeito Lavoisier Dantas deve estar na disputa de 2016. Em Princesa Isabel, o médico Sidney Oliveira foi prefeito duas vezes e pretende voltar ao comando da chefia do Poder Executivo. Em Tavares, o prefeito Ailton Nunes Suassuna é clínico geral e pré-candidato à reeleição. No mesmo município, o médico Severino Bezerra deve ser candidato a vice na mesma chapa.
-
QUADRO EM OUTROS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA

▶ Itaporanga
Especula-se que o médico Djaci Brasileiro,
que já foi duas vezes prefeito, esteja
pronto para disputar mais um mandato.
Em Coremas, o prefeito Antônio Lopes,
será candidato à reeleição. Assim como
Djaci, Lopes é médico e ganhou todas as
campanhas por causa da profissão.

▶ Piancó e Olho D’água
Em Piancó, a médica Flávia Galdino foi
prefeita duas vezes. Como tem pendências
na justiça, não pode disputar de novo.
Lançou a pré-candidatura do filho, Daniel.
Em Olho D’água, o médico Francisco
Carvalho está terminando o segundo
mandato. Quer eleger o sucessor e está
apresentando um primo advogado. Mas
outro primo, o médico Júlio Cavalcanti,
que já foi prefeito, deve estar na disputa.

▶ Itatuba
Em Itatuba, o médico Renato Lacerda,
que já foi prefeito três ou quatro vezes,
não deve disputar a Prefeitura contra o
prefeito Aron Renê. Mas vai indicar um
nome. Comenta-se na cidade que Renato
poderá apresentar sua esposa, Cristina,
que também é médica.

▶ Uiraúna e São José de Piranhas
Em Uiraúna, os médicos Geraldo
Nogueira e João Bosco estarão em cena
nas eleições. Nogueira já foi prefeito e
quer retomar o poder. João Bosco tem
direito à reeleição, mas foi cassado e
administra por força de liminar. Em São
José de Piranhas, a médica Selda Luiza
talvez seja candidata a prefeita. Em São
João do Rio do Peixe, fala-se nonome
do médico José Nilton.

▶ Catolé do Rocha
Em Catolé, o médico Leomar Maia se
elegeu prefeito pela quarta vez, em
2012, ao derrotar o também médico
Paulo César de Araújo. Leomar deve
se candidatar à reeleição. É possível
que enfrente o médico e ex-prefeito de
Riacho dos Cavalos, Napoleão Suassuna.

▶ Pedra Branca
O médico Alan Feliphe está
encerrando o primeiro mandato. É
possível que ele dispute o pleito de
2016, mas especula-se na cidade que,
talvez, Alan Feliphe deixe a política
para se dedicar à profissão e indique
sua mãe, Verônica Bastos, para a
disputa. Por outro lado, o ex-prefeito
Anchieta Nóia, pensa em voltar a