sexta-feira, janeiro 22, 2016

Na Paraíba: 30 prefeitos descartam reeleição.

Levantamento da CNM mostra que 176 prefeitos paraibanos podem disputar a eleição, mas 30 deles descartam voltar às urnas;

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que 176 (79%) prefeitos dos 223 municípios paraibanos podem se candidatar à reeleição este ano. Apesar destas serem as últimas eleições com reeleição para os cargos do Executivo, nem todos gestores paraibanos estão interessados em entrar na disputa. Segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, pelo menos 30 prefeitos devem abrir mão de brigar pelo comando do município devido à crise nos cofres públicos. Pelo menos sete já afirmaram que estarão fora do palanque em 2016. 

Segundo Tota Guedes, a crise econômica e o consequente arrocho nas prefeituras decorrente dos cortes nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o contingenciamento do governo federal para realização de obras públicas têm sido determinantes para a desistência dos gestores. O último decêndio do FPM, de janeiro deste ano, foi de R$ 9,66 milhões, cerca de 20% a menos do que o mesmo período do ano passado. “Vários prefeitos já me confidenciaram que não vão disputar a reeleição”, argumenta. Um dos que desistiu da reeleição foi o prefeito de Triunfo (PTB), Damísio Mangueira. Ele deve apoiar o tio, Itamar Mangueira, para o cargo. Em recente entrevista ele justificou que pretende se dedicar à conclusão do curso de Direito e se preparar para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Fontes ligadas ao prefeito, entretanto, afirmam que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) por fraude em licitação pode ter influenciado a decisão. Além dele, quem também já antecipou que pretende não enfrentar a campanha para reeleição foi o prefeito de Olivedos, Grigório de Almeida Souto (PMDB); de Cabaceiras, Luiz Aires (PSB); de Picuí, Acácio Dantas (DEM); de Santana dos Garrotes, Elio Ribeiro de Morais (PT); de Areia, Paulo Gomes (PRB); e de Rio Tinto, Severina Ferreira Alves (PMDB), mais conhecida como Dudu de Brizola. 

Apenas 21% dos prefeitos paraibanos em exercício já foram reeleitos no pleito de 2012 e, portanto, não podem participar da disputa pela prefeitura no segundo semestre desse ano, mas devem indicar seu sucessor. O número de prefeito aptos na Paraíba é superior à média nacional, que ficou em 76,4% dos 5.568 municípios brasileiros. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, esclareceu que estes dados fazem parte de um novo estudo para melhor conhecer o cenário de reeleições no Brasil produzido pela área de Estudos Especiais da entidade. Com o intuito de indicar quan- tas cidades e gestores podem concorrer à reeleição, a CNM buscou informações junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e nos cadastros próprios da CNM para consolidar o levantamento. JP
-