domingo, março 06, 2016

TAC cumprido: praça de alimentação é construída em Ingá.

Ficou Show: Confira Vídeo... Ministério Público da Comarca do Ingá: Em cumprimento a um termo de ajustamento de conduta, foi inaugurada, no último dia 25, a nova praça da alimentação do município de Ingá. O TAC foi celebrado pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão e do Meio Ambiente e Patrimônio Social de Ingá.

A promotora de Justiça responsável pelo caso, Cláudia Cabral Cavalcante, instaurou procedimento visando devolver à população o passeio público, calçadas e via pública, bem como, preservar o patrimônio cultural da cidade, chamado clube União Ingaense, construído no ano de 1940 e até então interditados pela instalação de barracas construídas, precariamente, em cima das calçadas, especialmente da calçada desse clube, e da via pública impedindo por completo o acesso das pessoas que tinham que transitar pela pista em pleno centro da cidade.

-

-
Com a assinatura do TAC, foi possível firmar parceria público-privada e consequentemente executar a demolição de todas as barracas, dando lugar à construção da praça da alimentação e de banheiros públicos, todos com estrita observância as regras de acessibilidade promovendo não só a retomada do passeio público, como também a devolução do clube União à toda população e consequentemente a inclusão social das pessoas com necessidades especiais que, a partir de agora, irão transitar com segurança e participar do lazer da cidade.

Durante a solenidade, que foi prestigiada por várias autoridades locais, prefeitos, vereadores, autoridades eclesiásticas e o povo, os beneficiários dos quiosques receberam os respectivos alvarás expedidos conforme as normas de concessão pública de uso, saindo da precariedade e informalidade, para o trabalho formal.

Em discurso, a promotora de justiça relatou as dificuldades enfrentadas até aquele momento e ressaltou a importância daquele momento afirmando: “Essa obra representa para a sociedade, muito mais do que cal e pedra, posto que reflete o amadurecimento da sociedade para a importância, não só da acessibilidade, como também do direito de conviver num ambiente livre de obstáculos e com igualdade social, além de resgatar a memória de um povo que tem no clube União Ingaense, antes coberto pelas barracas, histórias de vidas suas e de seus familiares” Por fim, finalizou colocando o carimbo de arquive-se por solução do objeto no procedimento ministerial n.006/2006.
-

-