sábado, junho 18, 2016

Vereadores ficam fora do guia eleitoral.

Nova legislação. Tempo diminui e espaço no rádio e na TV será utilizado apenas por candidatos a prefeito.

Parte da reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado encurtou o tempo de campanha para as eleições municipais de outubro. O tempo de propaganda na TV e no rádio foi reduzido, tanto em número de dias como na duração do programa. Isso resultou na não participação dos candidatos a vereador no chamado guia eleitoral. 

Por outro lado, a nova resolução também acaba com a parte cômica da propaganda eleitoral obrigatória. Os diversos candidatos com nomes engraçados e discursos bizarros não terão mais espaço nos horários nobres. 

Este ano, apenas os candidatos a prefeito terão espaço na propaganda eleitoral que é exibida no horário de almoço e à noite. Ou seja, todos os programas serão apenas para promover as candidaturas de prefeito. Antes, os programas eram intercalados, sendo um dia para a disputa da prefeitura e o dia seguinte para a disputa das câmaras municipais. 

De acordo com o calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral, a propaganda em rádio e TV tem início no dia 26 de agosto, ou seja, dez dias depois do que foi nas últimas campanhas. A propaganda eleitoral, que antes tinha dois programas por dia, com duração de meia hora, de segunda a sábado, agora terá dois programas de apenas 10 minutos. 

Conforme o especialista em direito eleitoral, o advogado Ricardo Sérvulo, este ano, os postulantes às cadeiras de vereadores aparecerão apenas nas inserções que são veiculadas ao longo do dia, durante a programação normal das emissoras. Além disso, os candidatos a prefeitos terão direito a 60% das inserções e os candidatos a vereador fi carão com 40%.

Prejuízo para desconhecidos... 
Para Sérvulo, a mudança na forma e no tempo do guia eleitoral deve prejudicar os candidatos, principalmente, os de primeira viagem. “Essa redução do tempo vai interferir nas divulgações dos nomes. Sabemos que o rádio e a televisão têm um grande alcance e por mais que o tempo já fosse pouco, mas alguma coisa era assimilada pela população”, destacou. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) acredita que a alteração corrige uma distorção que impactava negativamente o radiodifusor. “As alterações na lei foram uma medida inteligente. O tempo excessivo de propaganda eleitoral vem em prejuízo de todos: eleitores e candidatos. As inserções, por outro lado, mantêm a audiência de rádio e TV”, destaca a Abert.

Pré-candidatos lamentam... 
Alguns pré-candidatos a vereador não aprovaram a mudança e lamentaram o fato de não ter mais espaço em mídias de grande alcance como a TV e o rádio durante o processo da propaganda eleitoral. Para o vereador e pré-candidato a reeleição, Sérgio da Sac, a nova medida vai dificultar as campanhas e a busca pelo voto. “Vai ser muito difícil porque sabemos que a mídia da TV e do Rádio chega com muita facilidade na casa das pessoas. Para minha surpresa, eu acho isso ridículo. Como é que você vai se apresentar para aquele público que não te conhece?”, indagou. Para o pré-candidato e vereador Marco Antônio, a falta de espaço é prejudicial, mas acredita que o horário político tem que ser renovado. “Quando eu fui candidato a primeira vez em 1992, uma coisa muito importante era o carro de som e essa última campanha não utilizei mais essa ferramenta. Então o horário político tem que ser repensado e a grande novidade da eleição passada e dessa agora será a utilização maciça das redes sociais”, disse.

Mais destaque para as redes sociais... 
A saída para os que irão se candidatar a vereador será a utilização das redes sociais. Com a saída do chamado guia eleitoral do rádio e da TV, o candidato de 2016 tem que pensar numa nova forma de fazer política. Campanhas cheias de santinhos, placas, carros de som, carros envelopados, comícios, TV e rádio, são coisas do passado. 

Especialistas garantem que as campanhas que deverão cativar a atenção do eleitor por meios muito mais ágeis e baratos, tendo postura séria e fazendo o uso da internet. E muitos pré-candidatos já entenderam que a publicidade dos seus nomes terão que ser feitas por meio de ferramentas como o Facebook, WhatsApp, Instagran e Snapchat. 

O pré-candidato Raoni Mendes disse que tem um trabalho muito forte mostrando o trabalho junto a população. Geralmente quando alguém sai candidato a vereador, sai defendendo um segmento, sua comunidade e até o bairro. “Então, isso já dá um destaque ao pré-candidato que pode ser mais explorado nas redes sociais”, afirmou. 

O vereador Marco Antônio disse vai utilizar as redes sociais, mas revelou que a estratégia é ter um contato mais direto com a população através visitas às comunidades. “O objetivo é fazer com que as pessoas saibam que somos pré-candidatos”, disse.
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Jornal Correio da Paraíba # domingo, 19 de junho 2016.