terça-feira, março 07, 2017

"Secretaria de Saúde investiga morte de crianças na zona rural".

A Prefeitura Municipal de Itabaiana através da Secretaria de Saúde investiga a causa das mortes ocorridas na comunidade de Cariatá localizada na zona rural do município. Nesta terça feira (07) a a Secretária de Saúde Soraya Galdino deslocou-se para o local com toda equipe de vigilância epidemiológica, ambiental do município e também do estado com o objetivo de investigar, para tentar encontrar algo que justifique essas mortes.

No dia 18 de fevereiro deu entrada no Hospital Regional de Itabaiana a criança Ana Gabrielle da Silva de 09 anos vindo a óbito, de acordo com a família os sintomas foram vômito, secreção intensa pela boca, cianose nos dedos e lábios, fraqueza nas pernas, perdendo a visão. Após uma parada cardíaca Gabrielle não resistiu e veio a óbito, como foi uma morte sem causa o corpo foi mandado para SVO para ter um laudo. Oito dias após o primo da vítima, Samuel Alexandre da Silva de 07 anos, apresentou os mesmos sintomas e veio a falecer também, sendo a segunda morte na mesma família. A polícia foi acionada e o corpo da criança foi levado também ao SVO e encaminhado depois para o IML, até agora os laudos não ficaram prontos.

 Após o Carnaval na quinta feira (02) a Secretaria de Saúde Municipal disponibilizou toda equipe da vigilância para investigar as possibilidades possíveis que possam elucidar esses casos. Nesta segunda feira (06) a secretária Soraya esteve na Secretaria de Estado para uma reunião com Dra. Claudia Veras, que já tinha sido agendada, relatando os casos e pedindo ajuda para solução do problema, a secretária estadual ligou para o GEMOB - IML pedindo urgência no resultado desses laudos e ordenou que a Vigilância em Saúde Estadual visitasse o município para ajudar.

 No início da noite desta segunda feira (06) deu entrada no Hospital Regional de Itabaiana outra criança de 12 anos com os mesmos sintomas dos casos anteriores, Letícia Firmino Soares moradora de uma comunidade perto chamada Alto da Boa Esperança. Ela foi removida para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande em estado grave, segundo a mãe ela passou mal após comer um biscoito, o hospital informou que ela já tinha tido três paradas cardíacas na manha desta terça feira. A irmã de Letícia foi internada com vômitos na madrugada no Hospital Regional, mas seu estado é estável.

 Soraya Galdino além de toda investigação in loco, conversas com familiares e pessoas que possam explicar o que está acontecendo, dirigiu-se hoje (07) a delegacia da polícia civil do município e pediu o empenho da investigação policial. Conforme a secretária foi colhida amostras de plantas e de água e enviadas para o Laboratório LACEM- Laboratório de Saúde Pública do Estado e exames laboratoriais nas famílias das vítimas e pessoas próximas.

 A Secretária Soraya afirmou que "é muito cedo para falar sobre alguma suspeita, prefiro esperar pelos exames e amostras colhidas, além do laudo da autopsia das crianças", enquanto Secretaria de Saúde foi feito todos os procedimentos necessários e agora é aguardar esses resultados para fechar esse diagnóstico, finalizou. Ascom