quarta-feira, maio 24, 2017

ITABAIANA / 24 de maio: Dia da Batalha do Riacho das Pedras.

Hoje, 24 de maio, é comemorado em nossa cidade a "Batalha do Riacho das Pedras", travada em solo paraibano contra Portugal, entre brasileiros, separatistas e republicanos.

De acordo com a história, os rebeldes liderados então por Félix Antônio Ferreira de Albuquerque, na época contavam em média com mais de mil e seiscentos soldados, numa luta travada no Riacho das Pedras, onde ficou documentada como uma das maiores batalhas travadas em solo paraibano e talvez a mais importante da Confederação do Equador.

Após mais de quatro horas de luta, os legalistas voltaram para cidade de Pilar e os revolucionários seguiram para cidade de Juripiranga, de lá fugiram para o Ceará. Entre eles estava Frei Caneca, que lutou bravamente pela liberdade brasileira.

Maria Joaquina de Santana era esposa do capitão Félix, considerada uma mulher de fibra, símbolo de valentia da mulher paraibana, lutou até o fim ao lado marido, tornando-se símbolo da Confederação do Equador que originou toda essa sangrenta batalha.

Até hoje, nesta data, a cidade de Itabaiana se lembra do movimento revolucionário de 1824. É na ponte do Riacho das Pedras que nossa cidade reverência os guerreiros antepassados, de bravura e amor pela pátria, relembrando relevante fato histórico que aconteceu há 193 anos, se tornando feriado municipal.

Hoje existe no local um marco com a seguinte frase. “Neste local, em 24 de maio de 1824, Félix Antônio Ferreira de Albuquerque e seus comandados, coerentes com os ideais de cidadania e liberdade, aqui escreveram uma das mais belas páginas de nossa história, conhecida como a Batalha do Riacho das Pedras”.