segunda-feira, maio 29, 2017

GIRO DE NOTÍCIAS PELA PARAÍBA - veja mais

Chove em Itabaiana e mais 56 cidades da PB... A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) divulgou na manhã desta segunda-feira (29) o balanço das chuvas registradas nas últimas 24 horas no Estado. De acordo com o levantamento, choveu em 57 municípios paraibanos. A maior precipitação foi em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, com 149.5 milímetros. Na capital, foram registrados 140.4 mm. Houve registro também em Santa Rita (121,6 mm) e Cruz do Espirito Santo (98,6 mm). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) prevê mais chuvas durante toda a segunda-feira em parte do Nordeste, que vem sofrendo com pancadas desde o último sábado (27).
------------------------------------------------------------
Previsão continua indicando chuvas com intensidade de 'moderada a forte' na PB... A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas continua indicando chuvas, com intensidade de moderada a forte, para as próximas horas no Litoral da Paraíba. “Continua o deslocamento de nuvens vindas do oceano Atlântico em direção a costa leste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Com isso, o tempo deverá permanecer com muitas nuvens e chuva que pode variar de intensidade moderada a forte”, alertou a meteorologista, Marle Bandeira. A previsão de fortes chuvas no Litoral foi repassada pela Aesa para a Defesa Civil estadual e também dos municípios, além de Corpo de Bombeiros. “O setor de monitoramento da Aesa permanece o estado de atenção nas próximas 24 horas, acompanhando em tempo real os dados enviados pelas estações meteorológicas e analisando as imagens de satélites, para alertar estes órgãos sobre possíveis eventos críticos como enchentes”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes, no início da tarde desta segunda-feira (29). Entre as manhãs desse domingo (28) e desta segunda-feira (29) a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou 149,5 milímetros chuvas em Bayeux, cidade onde mais choveu neste período na Paraíba. O valor registrado corresponde a 61,4% da média histórica de todo o mês de maio, que é 243,5 milímetros. No mesmo período, a Sala de Situação da Aesa, que monitora a variação climática de forma ininterrupta em todo o estado, também anotou índices pluviométricos significativos em João Pessoa (140,4 mm) e Santa Rita (121,6 mm). “Se somarmos os acumulados ao longo deste mês nestas cidades, os aumentos em relação às médias históricas de maio são de 56% e 77%, respectivamente”, concluiu Marle.
------------------------------------------------------------
Chuvas causam transtornos e Aesa prevê mais 24 horas de precipitações... As fortes chuvas registradas na Paraíba desde a tarde deste domingo (28) causaram muitos transtornos em vários municípios. Em João Pessoa, a Defesa Civil registrou deslizamento de terra nas margens da BR-230, na altura do bairro do Castelo Branco, além da queda de uma árvore na Avenida Tabajaras, no centro da cidade. O Rio Cuiá, que divide os bairros do Valentina Figueiredo e Mangabeira, transbordou e interditou o acesso entre as duas localidades. Já em Bayeux, ao menos 12 famílias foram levadas para abrigos. Segundo a Agência de Águas do Estado da Paraíba (AESA) as chuvas estão concentradas na faixa litorânea do Estado, sendo os maiores indíces de precipitação registrados na Região Metropolitana: Bayeux (149mm), João Pessoa (140mm) e Santa Rita (131mm). Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva do mês é de 486 mm e já ultrapassa a marca histórica para maio, que fica entre 300 e 400 mm. No interior do Estado, as chuvas também atingiram as regiões do Brejo e Agreste. Em Guarabira, foram registrados 64mm e Itabaiana, 20 mm. Pouco atingida, Campina Grande registrou um índice pluviométrico de 15 mm. O período de chuvas para as regiões do Agreste, Brejo e Litoral paraibano compreende entre abril e junho. De acordo com a AESA, a previsão é de que as chuvas continuem pelas próximas 24 horas. Além da Paraíba, Pernambuco e Alagoas também sofrem com o temporal. Ainda no domingo, o governo de Pernambuco decretou Estado de Calamidade em 15 municípios na Zona da Mata Sul e Agreste do Estado. Já em Alagoas, ao menos quatro pessoas morreram e outras cinco estão desaparecidas, além disso quase mil famílias estão desabrigadas.
------------------------------------------------------------
Nando Cordel, Walkiria Santos e Capilé são as principais atrações do São João de Araruna... Os cantores Nando Cordel, Walkiria Santos, Capilé e Cezzinha são as principais atrações do São João da cidade de Araruna. A programação, que vai de 23 a 25 de junho, tem algumas novidades. De acordo com o prefeito Vital Costa, o palco não será mais no local chamado “lisinho”, este ano o palco ficará na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, próximo à rodoviária. O “lisinho” passará a ser usado como Praça de Alimentação e ponto de apoio para a polícia e equipes de saúde. Com o slogan “O melhor forró pé de serra é aqui”, os festejos juninos de Araruna têm outras novidades: um palco secundário será montado ao lado do Mercado, em um espaço que será chamado de calçadão do forró, onde na parte da tarde terá trios de forró pé de serra.
------------------------------------------------------------
Editais de concursos e seleções oferecem mais de 600 vagas de emprego na Paraíba... Concursos e seleções são para UFCG e prefeituras de Patos e Boqueirão. Veja detalhes dos editais. Pelo menos três editais de concursos públicos e processos seletivos publicados por prefeituras municipais e pela Universidade Federal de Campina Grande oferecem 613 vagas de emprego na Paraíba. Além dos concursos, também foi divulgado o edital para o Curso de Formações Oficiais da PM 2017 com 30 vagas disponíveis.
------------------------------------------------------
Igreja é pichada “Deus não existe” e revolta comunidade católica de Coremas ... A comunidade católica ficou revoltada com a mensagem “Deus não existe”, pintada com spray em uma das paredes externas da Igreja. Desconhecidos picharam na madrugada deste domingo (28) a igreja Santa Rita de Cássia da cidade de Coremas, Sertão paraibano, a 399 km da Capital. A comunidade católica ficou revoltada com a mensagem “Deus não existe”, pintada com spray em uma das paredes externas da Igreja. O padre Givanaldo Ferreira da Costa registrou o ato de intolerância religiosa na delegacia da cidade e pediu rigor à polícia na investigação do ato de vandalismo.
------------------------------------------------------
Ricardo revela que ficará no cargo de governador da PB até o prazo final, caso entre na disputa de 2018 ... O governador Ricardo Coutinho (PSB) ainda não decidiu se irá ou não participar das eleições do próximo ano, seja como candidato ao senado ou em uma chapa presidenciável, mas já adiantou que permanecerá a frente do Executivo da Paraíba até último prazo para se afastar do cargo. O nome do socialista vem sendo alvo até de especulações nacionais para ser o candidato do PSB a presidente do país em 2018. Ricardo garante que essa decisão de só decidir nos últimos dias já faz parte de suas características políticas. “Foi assim em 2010. Na eleição de 2010 de decidir ser candidato, estava na prefeitura, há um ano e três meses e ali muita gente questionou: você é maluco? Vai sair? e tal. E eu só decidir no mês de setembro, em cima. Eu não posso ficar e parar um projeto”. Para o governador mais importante do que sua decisão sobre deixar ou ficar como governador é poder manter a Paraíba dentro das ações planejadas para seu desenvolvimento. “Repito mais uma vez, eu farei de tudo que estiver ao meu alcance para colocar para as pessoas a necessidade de manter o nosso projeto. Não é projeto de Ricardo não, é o projeto na forma de ver a política, de ver o Estado. São as ações que precisam ter continuidade”. O socialista acrescentam ainda que vê com normalidade a existência das especulações que citam seu nome, quando o assunto é as próximas eleições.
-