terça-feira, maio 30, 2017

Livro em quadrinhos em homenagem ao poeta itabaianense Zé da Luz.


Nesta quinta-feira, 1º de junho, acontece o lançamento do livro Zé da Luz em quadrinhos, 16º volume da coleção “Primeira Leitura”, iniciativa do Balcão de Livros da Energisa e Editora Patmos. A obra tem roteiro de Jairo Cézar e ilustrações de Américo Filho. A cerimônia de lançamento acontece a partir das 19h, na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa..

 Considerado um dos maiores nomes da poesia popular nordestina e recordista de vendas em livrarias de norte a sul do país, o paraibano Severino de Andrade Silva tornou-se nacionalmente conhecido como ‘Zé da Luz’ após sucesso alcançado pelo primeiro livro que assinou com esse pseudônimo - Brasil Caboclo, editado em 1936 e que já teve mais de uma dezena de reedições. O livro de Zé da Luz é, há mais de 80 anos, considerado um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil. Para estudiosos, as tiragens e vendagens da obra de Zé da Luz só podem ser comparadas aos números obtidos por outro mestre do gênero, Catulo da Paixão Cearense, em quem o poeta paraibano confessadamente se inspirou.

 A Patmos Editora toma como exemplo da popularidade de Zé da Luz o fato de que a sexta edição de ‘Brasil Caboclo’, lançada em 1960, pela extinta editora Acauã, que tinha entre seus sócios o jornalista Carlos Roberto de Oliveira, in memoriam (os outros eram Gonzaga Rodrigues e Natanael Alves), alcançou um total de vendas até hoje não atingido por qualquer outro título da empresa. Carlos Roberto, fundador da Patmos, esteve à frente da editora até a morte prematura que surpreendeu seus familiares e amigos em outubro de 2016. A edição em HQ de Zé da Luz foi um projeto que mereceu especial carinho.

 O roteirista do novo título da coleção Primeira Leitura, Jairo César (as ilustrações são de Américo Filho) revelou que a obra ‘Zé da Luz em Quadrinhos’ foi tratada com muito zelo e cuidado. “Escrever a biografia em quadrinhos de um homem tão único não foi tarefa fácil. Mas, buscamos minuciosamente contar a vida e obra do poeta da forma mais fiel. Os leitores serão iluminados com a luz dos versos deste genuíno poeta popular e paraibano”, reconheceu.

 Após o lançamento, Jairo Cézar e Américo Filho, roteirista e ilustrador da obra, respectivamente, farão uma sessão de autógrafos, acompanhados de um coquetel oferecido pela Energisa e Usina Cultural Energisa.

A coleção Primeira Leitura é uma iniciativa da editora paraibana Patmos, com o apoio do Balcão de Livros Energisa, voltada ao público que está se iniciando no caminho do saber, com informações sobre a vida e obra de paraibanos que construíram ou constroem o universo da nossa terra e da nossa gente. Além de Celso Furtado, a coleção já biografou, em quadrinhos, a vida de Augustos dos Anjos, Pedro Américo, José Lins do Rego, Epitácio Pessoa, Ariano Suassuna, João Pessoa, José Américo de Almeida, Napoleão Laureano, Jackson do Pandeiro, Anayde Beiriz, Vidal de Negreiros, Horácio de Almeida, Celso Furtado, Conselheiro Henriques e Paulo Pontes.

Serviço: 

Lançamento do livro Zé da Luz em quadrinhos Data: quinta-feira, 1º de junho de 2016 Horário: às 19h Local: Usina Cultural Energisa - Sala Vladimir Carvalho Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá. 

Dados 
Técnicos Roteiro: Jairo Cézar Ilustrações: Américo Filho Coleção: Primeira Leitura Número: 16º volume Editora: Patmos Editora