terça-feira, agosto 07, 2018

Cinco disputarão o Governo da PB.


As convenções partidárias realizadas no último final de semana definiram os nomes dos candidatos ao Governo da Paraíba nas eleições deste ano. Entre os seis postulantes durante a fase de pré-campanha, cinco confirmaram a pretensão e estarão na briga pelo comando administrativo do Estado. Apenas Lígia Feliciano (PDT) abandonou a disputa para ser novamente candidata a vice-governadora na chapa encabeçada pelo PSB. 

O nome de Lígia foi confirmado na sexta-feira, um dia antes da convenção do PSB. Em busca de um nome de Campina Grande para fechar a chapa, João Azevêdo (PSB) preferiu manter a atual vice governadora na composição, afastando assim o nome de Efraim Morais (Democratas) que tinha sido indicado para a vaga. Restou para Efraim indicar um suplente para o candidato ao Senado, Veneziano Vital do Rêgo. 

Também nos últimos dias antes da convenção, Lucélio Cartaxo (PV) conseguiu formar a chapa com o nome da deputada estadual Daniella Ribeiro (Progressistas) para disputar o Senado. Lucélio e aliados analisavam a possibilidade de ter Daniella ou o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PSC), como alternativas viáveis para a disputa. A preferência foi dada ao Progressistas. Já o PSC resolveu também fechar com Lucélio, retirando a candidatura de Manoel Junior ao Senado, passando a tê-lo como candidato a deputado federal.

José Maranhão (MDB) também referendou seu nome para a disputa pelo Governo do Estado. Com a chapa incompleta, o emedebista realizou sua convenção e ainda conseguiu o apoio de dois partidos, o PR e o Patriotas. Maranhão terá apenas um candidato ao Senado que será o ex-governador Roberto Paulino (MDB).

Quem também sai para a disputa com a chapa incompleta é Rama Dantas (PSTU). Ela também confirmou a candidatura durante o final de semana. Em uma chapa puro sangue, Rama terá apenas o seu candidato a vice-governador e nenhuma indicação para o Senado. Com a definição da chapa concluída com bastante antecedência, o candidato ao Governo da Paraíba pelo Psol, Tárcio Teixeira, também terá uma chapa puro sangue, com todos os integrantes dos quadros do partido.